terça-feira, 19 de junho de 2012

Defensoria Pública entra na justiça contra Gabinetes Militares


Os defensores Ricardo Melro e Carlos Henrique Cox ingressaram na Justiça com uma Ação Civil Pública, na segunda-feira (18/junho/2012), pedindo a anulação de todos os atos administrativos que desviaram de função 433 militares da PM, hoje integrando assessorias e gabinetes nos três poderes. Pedem, os defensores, que seja concedida liminar, estabelecendo um prazo máximo de 90 dias para que a decisão seja cumprida. 
Por quê? Afirmam Melro e Cox que o artigo da Constituição Estadual que permite este deboche para com a população ameaçada e apavorada fere a Constituição Federal. Mais ainda: lembra a Ação Civil Pública que Alagoas é o estado mais violento do país e não pode se dar ao luxo de desviar de função aqueles que têm por obrigação proteger a todos – e não apenas alguns. E em muitos casos servem somente de enfeite às instituições onde estão lotados.
O texto elaborado pelos defensores públicos traz, também, uma proposta: ao governador e ao chefe do Ministério Público Estadual, para que eles adiram ao polo ativo da Ação. Ou seja, não apenas anunciem que apoiam a iniciativa, mas que formalizem este apoio. A volta dos militares aos quartéis, e consequentemente para as ruas, está longe de resolver o problema da sensação de insegurança, mas deixar do que jeito que está é desconhecer e desdenhar da realidade vivida pelos alagoanos.
Como dizem os autores da Ação: “Agora é a vez do Judiciário agir.”
Fonte: Blog do Ricardo Mota

Nenhum comentário: