segunda-feira, 30 de abril de 2012

Morre Danilo Dâmaso, ex-prefeito de Marechal Deodoro, preso várias vezes por roubo de dinheiro público


 Alagoas não está de luto pela morte do ex-prefeito de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso, de 68 anos, que faleceu na manhã de segunda-feira (30/abril/2012) na Santa de Casa de Misericórdia. Ele estava internado desde março para tratar de problemas neurólogicos. 

No início de abril, o hospital divulgou a informação que ele estava com hidrocefalia, quadro que resulta do acúmulo de líquido no cérebro. Dâmaso foi submetido a uma cirurgia para a colocada de uma válvula descompressiva em seu cérebro.

Dâmaso enfrenta problemas de saúde desde que foi preso pela quarta vez pela Polícia Federal, sob acusação de crimes contra a administração pública no estado do Pará, que desviou mais de R$12 milhões. O mandado de prisão foi expedido pelo TRF 1ª Região, no dia 14 de março.

O ex-prefeito havia dado entrada na Santa Casa no dia 1º de fevereiro, com problemas no coração, apresentando sintomas de angina precordial. Após receber alta médica, no dia 15 de março, Dâmaso foi transferido para o Sistema Prisional. Entretanto, ele retornou ao hospital no dia seguinte, com desidratação.

O ex-prefeito já havia sido preso pela Polícia Federal outras três vezes, nas operações Pandilha, Guabiru (em 2005) e Carranca. Ele é apontado como líder de uma quadrilha que roubou R$ 17 milhões dos cofres públicos e chegou a ser preso no Pará por dois meses. O seu filho, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, prefeito afastado do município de Vitória do Xingu (PA), é acusado de ter praticado crimes com o pai e também esteve detido por dois meses na cidade de Belém.

Preso em 2005 Operação Gabiru

Isso mostra a eficiência do judiciário alagoano, um político com uma ficha de crimes altamente extensa, nunca foi condenado, vivia solto como um cidadão de bem, morreu e nunca devolveu o que roubou. O dinheiro roubado do povo alagoano agora enriquece a família Dâmaso

PRESO EM 2010 POR DESACATO


O ex-prefeito de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso (PMDB), foi preso na tarde de domingo (09/maio/2010), no Trevo do Pólo, na AL 101 Sul, por desacato a autoridade policial. De acordo com o tenente Madson Alves, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), ele foi parado na blitz e, quando questionado sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), teria informado que estava sem ela e que lei em Alagoas nunca era cumprida.

Exaltado, Dâmaso teria agredido verbalmente os policiais militares e se negado a descer do automóvel, uma Pajero prata de placa MVF-0692/AL. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Central de Polícia, no bairro Prado, onde foi autuado em flagrante e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato a autoridade e desobediência.

“O paramos como fazemos com qualquer condutor de veículo. Solicitamos a sua CNH, mas ele disse que não estava portando. Então, pedimos que ele ligasse para alguém que pudesse trazê-la até o Trevo do Pólo. O ex-prefeito se negou e afirmou que também não repassaria o número do seu CPF, para constatar se ele possuía registro junto ao Detran [Departamento Estadual de Trânsito]”, detalhou o tenente.

Outro lado

Danilo Dâmaso negou que tenha desacatado os policiais do BPRv, apesar de confirmar que estava sem a CNH no momento da abordagem. “Estava sem a Carteira [Nacional de Habilitação], mas não desacatei ninguém. Dei apenas uns conselhos ao tenente [Madson Alves], que é muito jovem, precisa aprender muito e quer aparecer”, salientou, afirmando que não havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. Versão que foi confirmada pelo tenente Madson Alves, que submeteu o ex-prefeito ao Teste do Bafômetro.

Nenhum comentário: