segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Descontrolado, governador Téo Vilela pede intervenção do Exército em Alagoas

Governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) solicita ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que as Forças Armadas assumam  o comando da segurança em Alagoas.
O governador fez o pedido na segunda-feira (23/dez/2013), a tarde diante do impasse com os militares que mantiveram a operação padrão .
“Os militares não cumpriram o acordo e não restou outra alternativa ao governador”, aponta uma assessor que acompanha Téo Vilela na viagem a Brasília.
Depois do encontro com o ministro, Teotônio Vilela Filho esteve com o general Enzo Martins, comandante do Exército.
“O reforço das Forças Armadas já foi autorizado pelo governo federal e nesse momento o ministro Eduardo Cardozo está com a presidente Dilma Rousseff cuidando de detalhes da operação. Acredito que logo depois do Natal as tropas chegarão a Alagoas”, adianta o assessor.
O governo ainda trabalha, como plano B, com a alternativa de retorno pleno dos policiais militares a suas funções. “Enquanto durar ainda que parcialmente a operação padrão, o comando da segurança de Alagoas ficará com o Exército. A preocupação do governo é com a tranquilidade da população”, reforça o assessor.
O ministro Eduardo Cardozo também prometeu o reforço de homens da Força Nacional e do Exército. Segundo um site local, “Na reunião, Vilela afirmou que sua intenção é resolver a situação com os militares para que não seja necessária uma intervenção na segurança pública. A intenção do governo é garantir segurança à população durante as festas de final de ano”.
Em nota, os militares afirmaram o retorno gradativo às atividades, mas afirmaram que a operação iria continuar enquanto não se tivesse um acerto definitivo com o governo. Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (26/dez/2013) entre o governador e os comandantes dos batalhões da PM.

Nenhum comentário: