quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Deputado Isnaldo Bulhões pode ser enquadrado na Lei Ficha Suja

A situação do deputado estadual Isnaldo Bulhões Junior (PDT) pode se complicar em pleno ano eleitoral. No final de novembro ele foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por crime eleitoral, especificamente transporte ilegal de eleitores, durante as eleições de 2010. Caso ocorra procedência da acusação, o deputado pode ser enquadrado na lei da ficha limpa e se tornar inelegível. 

Segundo o Ministério Público Eleitoral, além de Isnaldo também foram denunciados o ex-secretário municipal de Transporte do município de Jacaré dos Homens, Renivaldo Campos Ferreira, e Genivaldo dos Santos Marques. Como consta nos autos, os três teriam promovido transporte gratuito de eleitores com a finalidade de obter votos. De acordo com a denúncia, Genivaldo teria transportado eleitores, a mando de Renivaldo, a fim de beneficiar Isnaldo Bulhões Junior.  

A ação penal proposta está em andamento, pois o desembargador eleitoral Luciano Guimarães Mata, solicitou os antecedentes criminais do parlamentar, como dos demais envolvidos. O desembargador solicitou também à defesa de Isnaldo Bulhões seus antecedentes criminais junto a Secretaria de Estado da Defesa Social, e junto a Polícia Federal. 


Ainda pesam contra o deputado, conforme mostra os autos, indícios de veracidade das acusações e das provas de materialidade dos delitos em questão, há também trechos transcritos dos interrogatórios policiais – na época da investigação – onde são narrados fatos que implicam na existência da prática do crime denunciado. Em 2011, Isnaldo foi ouvido em um inquérito que apura a prática de crime eleitoral, pelo delegado da Polícia Federal, Polybio Brandão, mas negou qualquer envolvimento com compra de votos. 

Diante disto, o desembargador e relator do processo Luciano Guimarães Mata determinou que o deputado, o ex- secretário Renivaldo Campos e o contratado por ele, segundo a ação, Genivaldo dos Santos deverão ser notificados para que possam estabelecer suas respectivas defesas prévias até a segunda quinzena deste mês de dezembro, como consta no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral.

A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) deverá expedir ainda uma carta de ordem ao Juízo da 29ª Zona Eleitoral por conta dos acusados Renivaldo Campos Ferreira e Genivaldo dos Santos Marques, que residem no município de Jacaré dos Homens.
 
OPERAÇÃO TATURANA

Isnaldo Bulhões também chegou a ser indiciado na Operação Taturana, que foi deflagrada em dezembro de 2007, onde se constatou o desvio de cerca de R$ 300 milhões dos cofres da ALE entre os anos de 2003 e 2006. De acordo com a investigação da PF, os deputados faziam empréstimos fraudulentos pagos com verba de gabinete, gratificações e até mesmo com o salário de servidores fantasmas.

DEPUTADO NEGA COMPRA DE VOTOS  

A reportagem entrou em contato com Isnaldo Bulhões, que negou a compra de votos. “Fui ouvido sobre esse caso na Polícia Federal, o que ocorreu foi que encontraram seis santinhos (material de campanha com a foto do candidato). Não tinha dinheiro envolvido em questão. Não houve problema nenhum”, explicou.

O deputado alegou também que ainda não foi notificado sobre a denúncia ofertada pelo Ministério Público Eleitoral. 

Nenhum comentário: