sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sob ameaça de greve, funcionários do Hospital Geral de Alagoas paralisam atendimentos

Funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE) paralisaram os serviços por aproximadamente uma hora na tarde desta sexta-feira (27/setembro/2013). Auxiliares de enfermagem, maqueiros e outros trabalhadores que estão inseridos nas folhas extras se reuniram na frente da unidade hospitalar e apontaram um indicativo de greve com paralisação a partir do dia 1º de outubro.
Segundo informações, o motivo da paralisação é o atraso do pagamento das horas extras. A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), destacou que “o atraso nos repasses se deu devido à greve dos bancos. Mas a Sesau já fez os depósitos e em até 24 horas os valores já estarão nas contas dos servidores.
Apesar da greve dos bancos, que foi deflagrada há nove dias, “os atrasos nos pagamentos da folha extra são constantes. São quase três meses de atraso e isso não tem explicação. A falta de pagamento atinge quase 1/3 dos trabalhadores do HGE”, destacou o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Seguridade Social do Estado de Alagoas (Sindprev), Célio dos Santos.
“Em alguns quadros de trabalho há plantões onde aproximadamente 60% dos profissionais são escalas extras, ou seja, se houver uma greve os atendimentos ficarão inviabilizados, gerando um caos maior na saúde pública”, desabafou Célio dos Santos.
A assessoria do HGE confirmou que “apenas os técnicos de enfermagem ficaram sem exercer suas funções, mas isso não atrapalhou a assistência aos pacientes que deram entrada na unidade e que informações sobre o pagamento de horas extras só a Sesau poderia fornecer”.
Confira abaixo a nota de esclarecimento emitida pelo HGE
Pagamento de Horas Extras da Enfermagem do HGE 
"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que a folha de pagamento de horas extras dos servidores da enfermagem do Hospital Geral do Estado (HGE) já foi encaminhada para a Caixa Econômica Federal e está sendo processada.
Informa ainda que, devido à greve dos bancários, esse serviço está acontecendo de forma mais lenta do que o normal. A Sesau assegura, no entanto, que na próxima segunda-feira (30) esse pagamento deverá ser concluído".
Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário: