domingo, 12 de agosto de 2012

Burrice da Polícia Civil invade casa e algema Sociólogo alagoano

Carlos Martins, Sociólogo e Professor

Com relevantes serviços prestados ao movimento negro no Estado, inclusive tendo sido condecorado com a Comenda Dandara, na Câmara de Vereadores de Maceió, o competente Sociólogo Carlos Martins foi vítima de uma ação absurda, burra e desastrosa da Polícia Civil de Alagoas, na tarde de sexta-feira (10/agosto/2012).

O professor, que estava em sua residência, teve a casa invadida por policiais de Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), foi algemado e teve a casa revirada, para depois ver reconhecido que o mandado de busca e apreensão foi cumprido em local errado. A ação ocorreu no Conjunto Antares, no bairro da Serraria.

Carlos Martins, que é estudante do mestrado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ironicamente, realiza um trabalho onde analisa o comportamento da polícia na capital alagoana. Ele virou objeto do seu próprio estudo. O professor disse ter entrado em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas, e com um advogado, para acionar o Estado, além de ter recebido telefonemas de várias autoridades, que se mostraram solidárias com o estudioso.

O professor disse que permaneceu por mais de 40 minutos algemado, teve a residência revirada até quando os policiais ‘perceberam’ que se tratava de um ‘equívoco’. Segundo Martins, ele estava em casa, se preparando para ir à Ufal quando ouviu um burburinho na porta da sua casa. Ao chegar ao portão, o professor foi informado que se tratava da polícia e foi orientado a deitar no chão, onde foi algemado.

Durante a ação policial, agentes da Deic encapuzados teriam sentado o professor em uma cadeira na parte externa da casa, e revirado a residência em busca de provas. Durante toda a ação, Carlos Martins tentava argumentar alegando não entender a ação e se identificando, o que não foi considerado.

Ao final da abordagem, já percebendo que o professor não era um elemento perigoso, os policiais tiraram as algemas e pediram para que ele assinasse um mandado, como se recusou, o sociólogo foi levado para a sede da Deic, onde recebeu pedido de desculpas.

De acordo com a coordenadora da Seção de Combate a Roubo a Banco (Serb), delegada Maria Angelita, o episódio envolvendo o Sociólogo se deu após um erro na informação com base em dados tecnológicos.

Diga-se de passagem, um erro de girico sob o comando da delegada Maria Angelita.

A divisão havia iniciado uma investigação com relação ao assalto do posto bancário do Santander, na Fits, de onde bandidos levaram R$ 16 mil na manhã de quinta-feira (08/agosto/2012). O celular de uma das vítimas foi levado pelos bandidos e emitia sinal, segundo a torre de telefonia, do endereço do professor. Acredite se quiser!

“O mandado foi cumprido com base neste rastreamento”, explicou a divisão por meio da assessoria.

Quanto às algemas, o procedimento é considerado de proteção - para todos os envolvidos (seja acusado ou policiais). A polícia ainda entende que a casa revirada se dá em cumprimento ao mandado de busca e apreensão.

A Polícia Civil só não se engana nem invade casa de delegado-criminoso ou político-bandido alagoano! Delegados “inteligentes” comandam ações “competentes”! Governo de Alagoas, no rumo certo! 


Nenhum comentário: