quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prefeitos de Tanque D'arca e Piaçabuçu são detidos em Operação da PF


A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) apresentaram detalhes da operação batizada de 'Cabipe' em entrevista coletiva na manhã de terça-feira (04/junho/2013), na sede do órgão no bairro de Jaraguá, em Maceió. 

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal (PF), somente neste momento estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, 34 mandados coercitivos para ao menos 26 funcionários públicos que estão ligados a um roubo de mais de R$ 5 milhões de recursos do Fundo da Educação, o Fundeb. Os prefeitos das cidades de Piaçabuçu, região Sul de Alagoas, e Tanque D'arca, situada no Agreste Alagoano, estão envolvidos no esquema.

O inquérito que havia sido instaurado em 2010, pela PF, e que tomou força em meados de 2012, resultou na descoberta de fraudes envolvendo empresas em licitações direcionadas a cobrir despesas na educação nas cidades. Foram encontradas notas fiscais frias em contratos, aquisição de materiais superfaturados, compra irregular de combustíveis, merenda escolar e ainda segundo a PF, as descobertas só tendem a aumentar.


Segundo o Delegado Jorge Ferreira, os envolvidos no esquema criminoso serão indiciados pelos crimes de fraude em licitação, desvios de recursos públicos, falsidade de documentos e formação de quadrilha. 
O prefeito de Tanque D'arca, Roney Tadeu Valença Silva (PMDB), e o vice Valdemir Bezerra Lima foram afastados da prefeitura da cidade. Com a decisão, os dois gestores estão proibidos de se aproximarem da prefeitura para não atrapalharem as investigações. A partir de quarta-feira (05/06/2013), o presidente da câmara deve assumir a prefeitura do município.
Já na região Sul do Estado, na cidade de Piaçabuçu, o prefeito reeleito Dalmo Moreira Santana Júnior (PSB), também foi afastado de suas atividades por também estar envolvido no esquema de licitação de recursos da educação.
Os ratos gestores prestaram depoimento na PF mas infelizmente não ficaram onde deveriam, na cadeia. O período analisado envolve a gestão que iniciou no ano de 2008 e terminou em 2012. Os envolvidos estão sendo chamados de grupo especializado em desvio de recursos públicos.
Ainda de acordo com a PF, a medida de afastamento foi tomada pelo desembargador e somente ele pode reverter a decisão.

Nenhum comentário: