terça-feira, 25 de junho de 2013

Mais de 90 jovens são assassinados por mês em Alagoas

Foto: Beatriz Nunes/Ascom OAB
Cerca de 94 jovens, de 0 a 24 anos, foram assassinados a cada mês em Alagoas desde janeiro de 2012, os dados alarmantes foram apresentados na manhã desta terça-feira (25/junho/2013) pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas. 
Os índices foram apontados pelo presidente da comissão Daniel Nunes Pereira, que disse ter encontrado dificuldade para compilar os dados, uma vez que alguns crimes constam no Ciods, mas não constam Poal. Pereira disse que pretende enviar um documento à Secretaria de Defesa Social para pedir esclarecimento sobre a discrepância entre os dados.
Ainda segundo a OAB/AL, de janeiro a dezembro de 2012 foram registrados 1.089 assassinatos de jovens, sendo 948 por arma de fogo, 89 por arma branca, 34 por espancamento, oito com pedradas, oito em putrefação e dois não informados.
O relatório ainda aponta as cidades mais violentas do Estado: Maceió (464) e interior (622). Com relação a gênero, foram compilados 1.024 assassinatos de homens e 58 de mulheres.
Entre os bairros mais violentos constam Tabuleiro (74), Jacintinho (52), Benedito Bentes (51), Vergel (48), Cidade Universitária (39) e Trapiche (37). Já entre os municípios as cidades estão ranqueadas como Maceió (464), Arapiraca (79), Rio Largo (47), Marechal Deodoro (34) e Coruripe (20).
O presidente da CDH destacou que nos primeiros cinco meses deste ano foram registrados 524 homicídios, um incremento se considerar o mesmo período no ano passado, quando foram relatados 478 crimes contra jovens.
Daniel Pereira questionou a falta de políticas públicas eficientes em favor dos jovens e disse que o “lazer da juventude alagoana é a cachaça”. O advogado ainda questionou a atuação da polícia judiciária, que estaria sobrecarregada, comprometendo a correta apuração desses crimes.
Os dados apresentados pela OAB ocorreram às vésperas do Plano Brasil Mais Seguro completar um ano. Na manhã de hoje, o secretário de Defesa Social, Dário César, disse que desde a implementação do plano foi registra uma redução de 10% de crimes em Alagoas, chegando a quase 20% em Maceió. Na próxima quinta, o ministro Eduardo Cardozo virá a Alagoas para a repactuação do plano.
Na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE) o governo público a prorrogação de emergência na área de segurança pública pelo prazo de 180 dias.
Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário: