quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vereador de Branquinha é PRESO acusado de vender CNH


Um vereador por Branquinha, dois servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas e mais um despachante foram presos, na quarta-feira (27/11/2013), durante uma operação deflagrada pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, para desbaratar uma quadrilha acusada de envolvimento em um esquema de venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foram presos o vereador Francisco Pereira da Silva (PPS), os servidores do Detran Antônia Maria dos Santos e Valdir Cardoso Lins, além do despachante Vicente Ferreira da Silva. De acordo com a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora da Deic, eles devem responder pelos crimes de falsificação de documentos, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva e formação de quadrilha.

O vereador é acusado de liderar um esquema de emissão de carteiras de habilitação via Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e foi preso no final da tarde desta quarta-feira, em União dos Palmares, e será interrogado na sede da Deic, que fica na Delegacia Geral da Polícia Civil, em Jacarecica. Os demais foram detidos durante a manhã, por agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), e já estão na Casa de Custódia da Polícia Civil. Os policiais estavam cumprindo mandados de prisão, de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Segundo a delegada, o esquema estava sendo investigado há meses e tinha a colaboração do vereador por Branquinha. Ele, de acordo com Ana Luiza, seria o elo entre o despachante e os servidores com as pessoas que desejavam obter a renovação da CNH sem ter que passar por qualquer processo no Detran. Esses beneficiários somente deveriam pagar por um valor e tinham o documento assegurado.

“Essas pessoas pagavam pela renovação sem ter feito prova alguma. Os servidores presos eram os responsáveis por falsificar, no sistema de informatização do Detran, os dados falsos no cadastramento de prontuário único do órgão”, explicou a delegada Ana Luiza Nogueira.

Ainda de acordo com ela, a investigação policial verificou que somente nos últimos seis meses mais de 40 processos de compra para renovação de CNH tinham sido feitos a partir da inserção falsa de informações do sistema no Ciretran em União dos Palmares, local onde, segundo a polícia, era a atuação dos acusados.

Nenhum comentário: