quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vereadores compradores de voto são cassados em Coruripe

Dois vereadores de Coruripe tiveram seus mandatos cassados, nessa terça-feira (19), pelo juiz eleitoral da 7ª Zona Eleitoral, Sóstenes Alex Costa de Andrade, por compra de voto e abuso do poder econômico nas eleições municipais de 2012. Mesaque da Silva Padilha (PMDB) e Dalmo Porto Souza (PSDC) pertencem ao mesmo grupo político do atual prefeito Joaquim Beltrão (PMDB).
Os dois vereadores eleitos foram presos pela Polícia Federal, na véspera das eleições do ano passado, e em suas residências foram flagrados com dinheiro. Mesaque estava com R$ 32 mil e Dalmo com R$ 6 mil. As prisões motivaram o Ministério Público Eleitoral a ingressar com as ações. No momento da prisão do então presidente da Câmara, vários eleitores estavam na frente de sua residência, em busca do dinheiro.
De acordo com o magistrado, além de terem seus mandatos eleitorais cassados, os dois também foram condenados a pagar uma multa de 30 mil Ufirs cada um. “Consequentemente, os dois ficarão inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa, se o Tribunal mantiver minha decisão”, explicou Sóstenes Alex.
O magistrado intimou a presidente da Câmara de Vereadores de Coruripe, Roberta Beltrão (PMDB), para que ela dê posse aos suplentes dos vereadores cassados.
Sem pendências
De acordo com o juiz eleitoral, na Comarca de Coruripe não existem mais processos referentes as eleições de 2012. “O último processo era esse, onde os vereadores foram asfastados”, contou o magistrado, esclarecendo que os processos de menor potencial ofensivo, como transporte irregular de eleitores já foram resolvidos desde julhos deste ano. A decisão ainda cabe recurso. 
Leis mais sobre os casos

Nenhum comentário: