quarta-feira, 15 de maio de 2013

Penedo: Monitores da Educação estadual paralisam atividades

Foto: Aqui Acontece

Monitores da rede estadual de Educação decidiram paralisar as atividades na terça-feira (14/maio/2013), em Penedo. Os professores buscam - com a manifestação - conseguir uma resposta concreta do Governo de Alagoas sobre a data em que serão regularizados os salários da categoria, que, há quase três meses, não recebe os vencimentos. 

De acordo com as informações, além de cobrar o pagamento dos salários atrasados, os monitores almejam que o Estado cumpra com suas obrigações junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Eles também reivindicam que seja realizado concurso público para a área.

“Além de não pagar nosso salário, o Estado está descontando determinado valor e não repassando à previdência social; isso é um absurdo. Outra coisa, quando fizemos a prova para monitoria, o edital dizia que o valor da hora-aula era de R$ 11,16, mas quando vamos receber o valor cai para R$ 10,00, por causa dos descontos”, desabafou uma monitora que, com medo de sofrer represálias, pediu para não ter o nome revelado.

Ainda segundo a categoria, 80% do corpo docente da rede estadual é formada por monitores, pessoas com nível superior ou cursando que passaram por processo seletivo da Copeve e trabalham em diversas disciplinas do 1º ao 9º ano e ensino médio. A jornada de trabalho varia entre 20 e 40 horas semanais com remuneração mensal por hora/aula.

Segundo informações extraoficiais, parte dos monitores recebeu uma parcela dos salários atrasados na última sexta (10/05/2013). Outros receberam apenas a metade dos vencimentos e alguns não receberam nada. "Queremos e merecemos mais dignidade, pois resolvemos o problema do Estado e ele precisa resolver o nosso. Temos família, aluguel e outras obrigações, por isso, estamos lutando para receber nosso salário na data certa”, complementou a professora.

Nenhum comentário: