terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Major Izidoro: Descaso, abandono e lixo marcam fim de mandato de Ítalo Amaral

Prefeita eleita Santana Mariano (PTB)
A falta de um processo de transição nos mu­nicípios causa sérios problemas a cidade e a nova prefeita de Major Izidoro, Santana Mari­ano (PTB). A população está sentindo na pele os efeitos da falta de diálogo entre duas gestões. Major Izidoro, município do Sertão alagoano, fica a 183 km da capital Maceió.

Ao sentar na cadeira de prefeita, a comerciante que virou prefeita tomou um sus­to com o descaso deixado pelo seu antecessor, o médico Ítalo Amaral (PMN). O ex-prefeito deixou o funcionalismo mu­nicipal sem receber os venci­mentos referentes ao mês de dezembro. Os que mais sofre­ram foram os funcionários da Saúde e da Administração do município.

Santana Mariano confir­mou que todos os arquivos dos computadores da prefei­tura e secretarias foram apa­gados, o que deve, segundo ela, dificultar a auditoria que está sendo realizada nas con­tas municipais.

A nova prefeita identi­ficou ainda uma dívida mi­lionária com a Companhia de Abastecimento (Casal). O caos administrativo vai além. Os telefones do muni­cípio também estão cortados, sem pagamento desde junho de 2012. O fato já era do co­nhecimento dos servidores, mas somente na quarta-feira (02/fev/2013), foi constatado oficialmen­te quando a prefeita sentou na cadeira do Executivo mu­nicipal.

De acordo com o extrato bancário, extraído no primei­ro dia de trabalho de San­tana Mariano na gestão em Major, somente receberam os salários o então prefeito e os servidores mais próximos de Ítalo Amaral, como os paren­tes e amigos. O fato, promete a prefeita, será comunicado ao Ministério Público Esta­dual.

Sem orçamento aprovado e com a situação de calami­dade administrativa encon­trada em várias secretarias, Santana Mariano afirmou que vai baixar um decreto que formaliza a situação de caos administrativo em Ma­jor Isidoro, onde por 90 dias, a prefeitura poderá tomar medidas emergenciais para ‘organizar a casa’.

Outro fato que deixou a equipe da nova prefeita in­dignada - segundo eles - foi a falta de condições de traba­lho. “Além de poucos móveis nas salas, eles estão velhos e quebrados; tetos e paredes com rachaduras, forros des­pencando e mofo em todos os ambientes”, contou a prefei­ta.

Esta semana, quem de­cretou estado de emergência administrativa foi o prefeito de União dos Palmares, Beto Baia (PSD), ao se deparar com situação similar de des­caso na prefeitura local.

Mutirão será feito para resgatar hospital abandonado por Ítalo

A prefeita Santana Ma­riano também não está nem um pouco tranquila com a situação que encontrou o Hospital Ezechias da Rocha. Lá a situação ainda é muito pior.

A atual gestão se depa­rou apenas com camas e col­chões na unidade hospital, que atende a cidade e alguns municípios sertanejos. Os equipamentos encontrados pela nova equipe estavam enferrujados. Material ci­rúrgico, televisores, condi­cionadores de ar, panelas e até o mesmo o saleiro não estavam limpos, muito menos em condições de uso. Ve­ículos e ambulâncias estão quebradas e sucateadas.

Para o lamento de Santa­na Mariano, sem condições de trabalho, o hospital deve permanecer fechado até que os itens emergenciais sejam comprados No Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) a situação não é diferente, nem um comprimido foi en­contrado e encontra-se fechado até o presente momento. Os PSFs começaram a funcionar apenas na segunda-feira (07/fev/2013).

A fim de minimizar a crise, móveis e remédios de atendimentos básicos foram comprados e um mutirão de dedetização será feito no hospital.

Santana Mariano não sabe ainda da realidade fi­nanceira do município. “Já pedi para a secretária de Finanças fazer um levanta­mento das contas e do que temos em caixa”, ressaltou a prefeita.

LIXO

Em reunião com os garis, a prefeita pediu a colocabo­ração deles e determinou que todos ‘arregaçassem as mangas’ e trabalhassem os dois horários, já que a cida­de se encontra tomada pelo lixo. Dois tratores e duas ca­çambas estão fazendo o reco­lhimento.

Nenhum comentário: