quarta-feira, 19 de março de 2008

Rádio Patrulha de Alagoas é acusada de assassinato


Guarnição da RP é acusada de cometer mais um crime.
.
Morte de Jackson é o segundo caso que envolve soldados da RP
.
Dois tiros, um na nuca e outro no peito, acabaram com os sonhos do estudante José Jackson Santos, 21 anos, membro de um grupo de orações de uma Igreja Católica, vítima de execução sumária cometida supostamente por uma equipe da Companhia de Radiopatrulha. Jackson foi confundido com um assaltante. Preso e levado para a delegacia, foi inocentado pela própria vítima e teria sido colocado em liberdade. Mas, apareceu morto em um canavial no Benedito Bentes.
.
Após sepultar o filho, a doméstica Maria de Fátima Oliveira luta agora por justiça e já pediu ajuda ao Mi-nistério Público, Polícia Civil, Coordenadoria de Direitos Humanos e ao comando da Polícia Militar. Em estado de choque com a tragédia que se abateu sobre sua família, dona Fátima exige uma explicação para o que ela considera bárbaro crime. "Meu filho foi acusado de roubar um casal e mesmo inocentado foi recolocado na viatura da RP e apareceu morto", denuncia Maria de Fátima.
.
Conforme Elenilda Oliveira, tia do estudante trucidado, um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) havia sido assaltado com a esposa no bairro do Reginaldo e pediu ajuda aos colegas que chegaram rapidamente ao local. "Meu sobrinho não foi reconhecido como o autor do assalto. Mesmo assim foi preso e levado para a delegacia para um dia após aparecer morto", lamenta Elenilda Oliveira.
.
A notícia da morte de Jackson chegou pelo telefone celular de sua avó Rosa Elias da Conceição, quando ela ainda tentava acreditar que o neto estava preso em alguma delegacia de Maceió. A última vez em que José Jackson foi visto estava sendo revistado por policiais da Radiopatrulha que desconfiava de sua participação no assalto ao militar e sua esposa no Vale do Reginaldo. O estudante era pai de uma menina de um ano e a esposa está grávida de cinco meses. A Corregedoria de Policia Militar instaurou sindicância e paralelamente a Polícia Civil investiga o crime.
.
Exibicionismo e abuso de poder
.
Esta não é a primeira vez que a Radiopatrulha, considerada de elite pela Policia Militar, se envolve em episódios e ganha as manchetes dos jornais como uma guarnição sem o de-vido preparo para exercer seu papel pelo excesso de exibicionismo e abuso de poder. A RP fundada há mais de 25 anos tem histórias de muita violência como prática de agressões devidamente re-gistradas em seus arquivos.
.
No final de 2007, a temida Radiopatrulha deu mais um exemplo de sua incompetência ao fuzilar dormindo o soldado Ednelson Alexandre da Silva, 45 anos , que dedicou metade de sua vida a Polícia Militar de Alagoas. O PM, segundo informações, havia ingerido bebida alcoólica e dormia dentro de seu veículo que estava estacionado em sua porta no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo.
.
Os soldados da Radiopatrulha alegaram na época que Ednelson havia reagido a prisão e disparado contra a equipe. Contudo, o Centro de Ciências Forenses da Policia Civil derrubou a tese de que o militar havia reagido a tiros a abordagem dos colegas de farda. É que o exame residuográfico feito nas mãos da vítima não encontrou resíduos de pólvara.
.
Isto significa que ele não usou sua arma. Segundo Neuza Oliveira, viúva do PM, garantiu em depoimento que ele não rea-giu e que ela gritou para os membros da RP que seu marido era policial, mesmo assim eles não levaram em consideração. Conforme a Corregedoria da Polícia os acusados foram afastados das funções e defenderam-se garantindo que Ednelson reagiu a prisão. O caso está sendo investigado pelo delegado Egivaldo Lopes de Messias. Já a morte do estudante José Jackson é competência do delegado Abelardo Leopoldino.
.
Fonte: Extra Alagoas de 18/03/2008
.
Se mobilize, junte-se as pessoas que desejam a melhoria das condições de vida do povo de Alagoas.
Essa é a hora de reagir aos corruptos de Alagoas.
Faça valer sua indignação!
Rebele-se.....
.
Visite, opine e divulgue nossa página.
As notícias serão atualizadas constantemente.
Este é um pouco do nosso compromisso com o povo de Alagoas.
Faça sua denúncia e informe para o maior número de pessoas.
.
Visite o site www.4cantosalagoas.com.br/

Nenhum comentário: