segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A baixeza moral dos políticos alagoanos

O poder político e ideológico das oligarquias e a desarticulação da esquerda e da sociedade civil progressista, que tira as melhores personalidades do estado do espaço público, têm feito ascender ao leme de vários órgãos estatais gestores desqualificados em termos de moral, individualidades que expressam em si, de maneira típica, a barbárie representada pelos valores oligárquicos.
O projeto político das oligarquia seleciona, na maior parte dos casos, os piores, pois só eles se dispõem a exercer o poder a partir da negação de todos os padrões de civilidade. Seleciona também, é certo, os liberais “inocentes úteis”, que aderem ao projeto do latifúndio canavieiro mais atrasado imaginando que este seria a vanguarda revolucionária da sociedade burguesa, vanguarda burguesa que nunca existiu no Brasil e deixou de existir na Europa e nos EUA no século XIX.
Se não reconstituirmos um polo de esquerda fundado na sociedade civil, nos sindicatos e movimentos sociais, veremos a barbárie se aprofundar por todos os campos em Alagoas. A antiga verborragia parnasiana dos bacharéis conservadores está se transformando na retórica do baixo calão fora de hora, do lugar e da medida. O extermínio da população pobre e negra está se transformando em um sistema, como foram os campos de concentração nazista. A classe média está sendo massacrada em várias dimensões da vida urbana. Os trabalhadores urbanos e camponeses continuam a ser vilipendiados em todas as políticas públicas. Precisamos colocar a humanidade contra a barbárie, os trabalhadores e os setores médios contra a burguesia, a poesia contra a linguagem chula do latifúndio.
Fonte: Repórter Alagoas

Nenhum comentário: