segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ex-prefeito de Traipu é condenado a 20 anos de prisão


O ex-prefeito de Traipu (AL) Marcos Antonio dos Santos, candidato ao cargo neste ano pelo PTB, foi condenado a 20 anos de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) pelos crimes de responsabilidade, fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. 
Além dele, foram condenados mais quatro acusados de fraudes realizadas por meio das empresas de construção civil Alvorada Construções Ltda., Construtora Alagoense Ltda., Metropolitana Const. e Comércio Ltda., Construtora Cavalcante Ltda., J.J. Santos e Cia. Ltda. e Amazonas Construções Ltda.
Os crimes foram constatados em fiscalização realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) e em investigação do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF). Os sigilos fiscal, bancário e telefônico dos denunciados foram quebrados, o que culminou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e prisão.
Segundo a denúncia do MPF, Marcos Santos associou-se a seu filho e aos demais condenados para a prática dos crimes, centralizando os procedimentos para determinar o rumo dos negócios das empresas envolvidas nas licitações fraudadas. Eles foram orientados pelo filho do ex-prefeito para empregar material barato nas obras públicas no município e para alterar projetos e de planilhas orçamentárias, visando maximizar os lucros nas obras.
A sentença do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – Recife, que condenou o prefeito de Traipu a quase vinte anos de prisão, traz dois itens que merecem destaque:
- Santos deverá cumprir 4 anos, 4 meses e 15 dias em regime fechado;
- Ele devera, também, ser alcançado pela Lei da Ficha Limpa, ficando inelegível por 8 anos.   
Ainda há outras penalidades, como a multa de R$ 350 mil que ele terá de pagar.
É claro, a sentença passa a valer depois do trânsito em julgado, o que, possivelmente, ainda vai demorar.
Ou seja: Santos pode continuar candidato este ano, mas talvez tenha de enfrentar problemas se vencer. O procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Tenório, afirmou que, no caso, ele pode ingressar com um recurso contra a diplomação do prefeito.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Candidato a vereador por Pariconha é PRESO acusado de estupro

Ivanildo Marques, o “Nino”,candidato a vereador por Pariconha

O delegado Regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcante, divulgou no final da tarde de quinta-feira (20/set/2012), que Ivanildo Marques, conhecido por “Nino”, 40, candidato a vereador pelo município de Pariconha, foi preso hoje na cidade de Lagoa Santa, interior de Minas Gerais.
“Nino” estava foragido desde o final do mês de Agosto, logo após a Polícia Civil ter iniciado as investigações de abuso sexual mediante fraude, de pelo menos três mulheres, cometidos por ele, de acordo com as vítimas.
Segundo os depoimentos, “Nino” trazia suas vítimas, para um apartamento que possui em Maceió, seduzidas pela proposta de emprego, e as convencia a tomar um medicamento de cor azul, para a realização de exames médicos, que serviriam para a admissão.
De acordo com relatos das vítimas, os medicamentos as faziam dormir e assim Nino as abusava sexualmente. Elas relataram ainda que no dia seguinte, começavam a sentir dores, como se tivessem praticado sexo.
Rodrigo Cavalcante, informou que uma delas percebeu sangramentos, ainda no apartamento, ao urinar. “Esta mulher, ao ser ouvida, afirmou que inclusive era virgem”.
O caso repercutiu no município, que causou grande revolta por parte das mulheres e seus familiares. Nino chegou a ser agredido, na rua, em Pariconha.
Após as declarações, o delegado representou à Justiça, solicitação de prisão preventiva e busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pelo juiz Cléber Borba Rocha.
Equipes da delegacia de Delmiro Gouveia, coordenados pelo delegado regional, cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de “Nino”, no município de Pariconha. Eles conseguiram apreender uma quantidade de medicamentos, CDs, e máquina fotográfica.
O delegado Regional disse que o Diretor de Polícia Judiciária da Área 1, delegado Robervaldo Davino, pedirá que o delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, solicite a transferência de Ivanildo Marques para o Estado de Alagoas, o mais rápido possível.