segunda-feira, 7 de maio de 2012

Juiz que recebe segurança pede aumento de cota de combustível para viajar a propriedade em Pernambuco


É obrigação do Estado, ninguém há de duvidar, garantir a segurança dos servidores que correm riscos em função das suas atividade.

É o caso, por exemplo, de promotores e juízes, principalmente aqueles que atuam na área criminal. Só que do uso não pode derivar o abuso.

Esta semana, no dia 25/abril/2012, o juiz Gustavo de Souza Lima, da 12ª Vara Cível da Capital, encaminhou ofício à Secretaria de Defesa Social pedindo o aumento “da cota de combustível do veículo Voyage, placa…, o qual se encontra à minha disposição ora sendo utilizado pelos policiais militares que fazem a minha segurança.”

Lembrando: o veículo pertence à SDS e os policiais recebem os devidos pagamentos por parte do Estado – inclusive diárias.

O detalhe incomum na história é o simples fato de que o magistrado – o mesmo dos “ *taturanas ”  – justifica o seu pedido de aumento de combustível, entre outras coisas, pelo fato de que ele possui “uma propriedade no Estado de Pernambuco, motivo pelo qual também se faz necessário o meu deslocamento com frequência àquele lugar”. Atua - como juiz – em Maceió e Marechal Deodoro, lembra Gustavo Lima.

Parece-me que a decisão de conceder a necessária segurança a magistrados que se sintam ameaçados, e em muitos casos é evidente o risco da atividade exercida (juízes da 17ª Vara Criminal, por exemplo), não pode ser contaminada por algo tão próximo do surreal.
 
*No dia 01/fev/2009, o magistrado concedeu uma liminar que determinou o impedimento da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2009/2010. Mesmo assim, o deputado Fernando Toledo (PSDB) tomou posse para o biênio e disse que o ato foi válido uma vez que os oficiais teriam chegado atrasado para entregar a intimação.

Fonte: Blog do Ricardo Mota

Nenhum comentário: