segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vídeo: Inundação causa transtornos à principal via do bairro da Levada

As chuvas que caíram na capital duarnte a madruagada do dia 18, aliada à alta da maré, provocaram a cheia da Lagoa Mundaú, que resultou em transbordamentos em vários pontos da capital alagoana nesta terça-feira, dia 19 de abril. Moradores da Levada, enfrentam alagamentos em várias ruas dos bairros.
.
A Avenida Senador Rui Palmeira, principal via do bairro, ficou totalmente sem condições de trafegar. Com a chegada da noite vários veículos ficaram impedidos de passar pela localidade.
.
No bairro de Bebedouro, as ruas Tobias Barreto e Beira-Rio ficaram alagadas impossibilitando, inclusive, o tráfego de veículos pequenos, complicando ainda mais o trânsito na região.
.
.
Fonte: http://www.4cantosalagoas.com.br/ - Seu novo Jornal pela internet

sábado, 23 de abril de 2011

Mata Grande: Juíza que decretou prisão de Cícero Ferro é transferida

Juíza Danielle Christine Silva Melo Burichel
A juíza Danielle Christine Silva Melo Burichel, que decretou em março/2011 a prisão do ex-deputado Cícero Ferro (PMN), acusado de ser autor intelectual da execução do vereador por Delmiro Gouveia, Fernando Aldo, foi transferida da comarca de Mata Grande, região sertaneja do estado. O magistrado, Bruno Acioli Araújo assume o processo de Ferro.
.
Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) a transferência da juíza foi um procedimento normal e não tem nenhuma ligação com a decretação de prisão de Cícero Ferro, após a polêmica levanta pelo advogado do acusado, Welton Roberto.
.
Welton levantou a questão que a juíza poderia ser representada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por ter decretado novamente a prisão do seu cliente sem existir nenhum fato novo, no caso.
.
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, deferiu o pedido de habeas corpus impetrado no órgão pela defesa do ex-parlamentar.
.
A presidente em exercício do TJ, Nelma Padilha explicou que é normal acontecer o rodízio de juízes quando estão atuando em estágio probatório. Danielle Burichel ficou à frente da comarca de Mata Grande a menos de um ano e agora atua na comarca de São Luiz do Quitunde, Litoral Norte de Alagoas.
.
Confira as mudanças:
.
DANIELLE CHRISTINE SILVA MELO BURICHEL (São Luiz do Quitunde)
EDUARDO JOSÉ LOUREIRO BURICHEL (Novo Lino)
ELIANA AUGUSTA DE MENEZES ACIOLY (Porto Real do Colégio)
LAILA KERCKHOFF DOS SANTOS (1ª Vara da Comarca de Rio Largo)
FAUSTO MAGNO DAVID ALVES (Maravilha)
ANDRÉ GUASTI MOTTA (Batalha)
LUCIANA JOSUÉ RAPOSO (Junqueiro)
BRUNO ACIOLI ARAÚJO (Mata Grande)
FABÍOLA MELO FEIJÃO (Colônia Leopoldina)
KLEBER BORBA ROCHA (Água Branca)
JOÃO PAULO MARTINS DA COSTA (Paulo Jacinto)
ELIANA NORMANDE ACIOLI ( 1ª Vara da Comarca de São Miguel dos Campos)
CLAUDEMIRO AVELINO DE SOUZA (4ª Vara da Comarca de Penedo)
ANTÔNIO BARROS DA SILVA LIMA (JECC da Comarca de São Miguel dos Campos)
GENEIR MARQUES DE CARVALHO FILHO (2ª Vara Criminal da Comarca da Capital)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Deputados gastaram R$ 40 mil em bufet, papel higiênico está em falta

Em meio a uma ameaça de greve geral dos trabalhadores da Educação e dos policiais civis- eles querem reajustes nos salários- os deputados estaduais votam, na semana que vem, o reajuste de 100% nos próprios salários- hoje, um parlamentar ganha R$ 9,6 mil.
.
E falta dinheiro para dar reajustes aos deputados? A Casa de Tavares Bastos gasta, assim, o dinheiro público:
.
1. Até abril, os deputados usaram R$ 40,3 milhões para pagar as próprias despesas, entre elas, a verba de gabinete;
.
2. Em abril, os deputados contrataram um bufet para as sessões legislativas. Conta de R$ 6.221,00. Dinheiro fracionado, para burlar a Lei de Licitações;
.
3. Em novas despesas fracionadas, em abril, os parlamentares gastaram R$ 15.876,64 para comprar papel ou artigos de escritório. E até hoje falta papel, nos gabinetes;
.
4. R$ 10.800 (também em abril) em despesas fracionadas, sem licitação, para o conserto dos computadores, sempre problemáticos (e como quebram por lá);
.
5. O gasto acima foi com uma única empresa- a mesma contratada para todos os serviços nos computadores legislativos. Para dar ares de um “rodízio” na hora de gastar, contratou, sem licitação, outra empresa. E R$ 6.500,00 em dinheiro público.
.
6. Em serviços eletrônicos- sabe-se lá onde- R$ 4.835,00. Novidade? Sem licitação e despesas novamente fracionadas. Em abril;
.
7. Também em abril, R$ 11.499,31 com a polêmica Elógica. Tudo sem licitação e despesas fracionadas;
.
E qual a garantia para se gastar tanto? O olhar sempre vigilante do Ministério Público Estadual. Atenção redobrada.
.
Fonte: Blog do Odilon

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Santana do Mundaú: Sem TV e celular, moradores estão isolados

O município de Santana do Mundaú ainda sofre as conseqüências das enchentes de 18/junho/2010. Além da destruição causada pelas chuvas, serviços de telefonia celular e TV não funcionam, deixando os moradores praticamente isolados.
.
Até três meses só havia internet discada e mesmo com a chegada da banda larga, que vem de União dos Palmares, em dias chuvosos a conexão apresenta problemas.
.
Os moradores contam apenas com os serviços da operadora de telefonia da Vivo, que só atende 20% do município. A primeira torre que foi instalada não possibilitava a cobertura total e apesar da colocação de uma outra o sinal não melhorou, segundo o estudante Adamy Rodrigo, que contou que aparelhos de rádio também não funcionam na cidade.
.
“Até o começo do ano passado aqui não tinha operadora nenhuma, até que chegou a Vivo, mas o sinal era fraco, mesmo assim muita gente comprou celular. Entramos em contato com a Anatel e a Vivo, foi instalada uma outra torre, mas não houve melhora. Antes pegava a TV Gazeta e uma outra evangélica, mas agora só temos mesmo telefone fixo e energia elétrica”, lamentou.
.
Ele destacou que os equipamentos responsáveis pelo funcionamento da emissora de TV foram roubados há quatro meses e lamentou o descaso da prefeitura em relação á falta de segurança. “Os equipamentos ficavam na parte alta, mas o local não tinha segurança. Quem tem condições instala parabólica.
.
O chefe de gabinete da Prefeitura foi procurado pela imprensa local e afirmou que estão providenciando um lugar seguro para a instalação dos equipamentos. A emissora pediu mais segurança, mas até agora nada. É preciso sensibilidade do poder público para solucionar o problema”, destacou.
.
Reconstrução
.
Adamy Rodrigo contou que algumas pessoas voltaram a morar próximas ao rio
Mundaú, mesmo com a perspectiva da cidade ser reconstruída em outro local, destacando que muitos moradores preferiram ficar na casa de parentes a morar nas barracas instaladas para atender os desabrigados.
.
“A nova cidade está sendo construída em um local que parece um sítio, é uma espécie de serra, para evitar enchentes. As barracas foram desmontadas. Minha casa não foi invadida pela água, mas sofremos com esse isolamento. Se não fosse a imprensa a situação seria pior, porque os políticos fazem ouvido de mercador”, ressaltou. .
PEQUENO DETALHE
.
Quase um ano depois da tragédia das chuvas em Santana do Mundaú, quase nada foi feito pela prefeitura da cidade. A prefeitura anunciou que as casas ficarão prontas em 2012. Por que será?
.
Será que o banditismo político vai reinar mais uma vez, e as casas vão servir de moeda pra comprar votos?
.
Os políticos bandidos nojentos continuam com a mesma prática de roubar o povo, construírem seus currais eleitorais com a miséria da população e nunca são punidos; o crime político compensa. Esses pilantras não tem diferença dos Juízes q não os puni.
.
Faça valer sua indignação!
.

Prefeito Eloi da Silva
O prefeito Eloi da Silva responde pelo crime de improbidade administrativa. A decisão é do desembargador Eduardo José de Andrade, integrante da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), publicada no Diário de Justiça Eletrônico de quinta-feira (13/janeiro/2011).

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ex-deputado Francisco Tenório é PRESO

Francico Tenório após fazer exame de corpo delito
Francisco Tenório foi preso no dia 2 de fevereiro de 2011, em Brasília, horas depois de ser considerado ex-deputado. Ele perdeu a eleição e foi preso por agentes da Polícia Federal, a pedido da Polícia Civil de Alagoas, acusado de participar de um consórcio de deputados- entre eles, Antônio Albuquerque e João Beltrão- para matar o ex-cabo José Gonçalves, da PM, morto em um posto de gasolina na Via Expressa, em 1996. Segundo o processo, João Beltrão- hoje foragido da PC- teria mandado matar Gonçalves "por motivo fútil": ele se recusou a matar um desafeto de Beltrão.
.
ENVOLVIMENTO EM OUTROS CRIMES
.
Por determinação da 7ª Vara Criminal da Capital, a Polícia Civil de Alagoas instaurou cinco inquéritos- com prazo de conclusão de 30 dias, a contar do dia 01/04/2011 - contra o ex-deputado federal Francisco Tenório (PMN). A PC vai investigar a autoria material ou intelectual do ex-deputado- também delegado da Polícia Civil (PC).
.
A PC designou cinco delegados: Denisson de Albuquerque Souza, Egivaldo Lopes de Messias Valdor Coimbra Lou, Alcides Andrade e Roberto Jorge Lisboa da Silva.
.
Cada um deles vai investigar um destes crimes: o assassinato de Cícero Sales Belém (morto na tarde de 1º de novembro de 2005, no Tabuleiro dos Martins); José Cícero Pereira (Cícero Pitu), morto em junho de 2006, no Cleto Marques Luz, ele pertenceria à gangue do sargento Raimundo Medeiros; Isailda Ferreira da Silva, assessora parlamentar do ex-deputado federal, morta em setembro de 2001; o fazendeiro José Fernandes Fidélis, morto no dia 28 de outubro de 2005, no módulo III do presídio Baldomero Cavalcanti. Era apontando como mandante de uma chacina em Viçosa e estava condenado a 14 anos de prisão; e o policial rodoviário federal Marcos Antonio Leite Magalhães, morto em 2003.
.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, alguns destes crimes não foram investigados na época porque Francisco Tenório detinha foro privilegiado e imunidade parlamentar. "Foi uma determinação do juiz Braga Neto, com prazo de conclusão de 30 dias", disse Barenco.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Arapiraca: Donos de Supermercado XV de Novembro presos pela Polícia Federal

A rede de Supermercados XV de Novembro, que fica na rua Prof. Amália Fragoso em Arapiraca, é um dos polos investigados pela Polícia Federal na Operação Mascotch- que prendeu secretários e cinco primeiras damas.
.
Os donos desta rede foram presos em 2010, na primeira fase da operação, chamada de “Caetés”. Agora, a XV de Novembro volta à a cena do crime, por causa dos bilhetes- assinados pelas primeiras damas- pedindo uísque doze anos, boneca, ração para cachorro e caixas de vinhos.
.
A rede de supermercados tem ainda depósitos e investe pesado na rede de atacado. Ganhava as licitações- sempre fraudadas, para distribuir a merenda escolar, nunca obedecendo ao cardápio original.
.
Há suspeitas dos agentes federais: a rede de supermercados ajudou a “lavar” dinheiro para a compra de carros de luxo, por exemplo, nos envolvidos pelo esquema? O supermercado só abastecia os gestores das cidades capturadas pela PF?
.
As respostas ainda são procuradas. Mas, um nome circulou, com elogios, nos corredores da PF: o do promotor Luiz Tenório- impedido de atuar no sertão, por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público.
.
As investigações levantadas por ele, segundo os agentes, “nos ajudaram bastante”. O promotor trabalhava nessa região. E ajudou a desbaratar quadrilhas nas prefeituras, antes de ser extraído, como disse "por incomodar os poderosos".

terça-feira, 29 de março de 2011

Tribunal de Justiça abre processo contra conduta de Juiz

Juiz AÉCIO FLÁVIO DE BRITO

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) decidiu terça-feira (29/03/2011, por unanimidade de votos, pela abertura de um processo para apurar a conduta do juiz AÉCIO FLÁVIO DE BRITO, titular da comarca de União dos Palmares. O magistrado, segundo denúncia do Ministério Público acatada pela Corregedoria do TJ, teria participado de um acordo para autorizar o pagamento de precatórios de maneira irregular. O relator do processo será o desembargador James Magalhães. .

Além dessa acusação, o juiz AÉCIO FLÁVIO DE BRITO responde a mais de 10 processos na Corregedoria do TJ. A participação de Brito em uma rede de prostituição na cidade de União dos Palmares também é apurada pelo Tribunal. .

Na mesma sessão do Pleno do TJ, os desembargadores também iriam apreciar o pedido de instauração de um processo administrativo contra o juiz André Tenório, mas o caso foi retirado de pauta depois que a defesa do magistrado alegou a suspeição do desembargador James Magalhães e o impedimento do desembargador Estácio Gama. .

Afastamento . Em julho de 2010, o Tribunal de Justiça suspendeu o juiz AÉCIO FLÁVIO DE BRITO por 90 dias pela acusação de “conduta incompatível com a dignidade da magistratura”. Brito teria determinado que um militar que estava preso pudesse passar um final de semana em casa. O policial era acusado de participar do espancamento de um pedreiro, que morreu em virtude das agressões. .

EDITORIAL .

Vejam só, o juiz AÉCIO FLÁVIO DE BRITO perimitiu que um policial acusado de um crime grave, participação no espancamento de um pedreiro, que morreu em virtude das agressões, crime de assassinato e tortura; o juiz foi "punido" com 90 dias de suspenção, desde quando isso é punição? . Será que quem "puniu" esse juiz tem o mesmo caráter dele? .

Outra coisa, além de responder por 10 processos, dentre eles, o gravíssimo crime de envolvimento numa rede de prostituição na cidade de União dos Palmares, ainda é acusado de participar de um acordo para autorizar o pagamento de precatórios de maneira irregular. .

Será que em Alagoas existe algum Homem ou Mulher de coragem que faz parte da desmoralizada justiça alagoana, vai no mínimo expulsá-lo da magistratura e colocá-lo na cadeia? Porque quem não o fizer será tão criminoso quanto ele!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cícero Ferro recebeu 6 verbas de gabinete, mesmo fugindo da Polícia

Cícero Ferro (PMN)

PROCURADO PELA POLÍCIA CIVIL

.
Considerado foragido pela polícia Civil do Estado de Alagoas, o ex-deputado estadual Cícero Ferro (PMN) - acusado de assassinato - recebeu um "brinde" da Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE) dias antes de terminar seu último mandato: seis verbas de gabinete = R$ 78 mil (exatos R$ 78.103,68).
.
A verba de gabinete é paga duas vezes por mês. Portanto, são duas verbas. Cícero Ferro recebeu o dobro: seis vezes em dois dias.
.
Em 11 de janeiro, Ferro teve R$ 39.051,84 (divididos em três parcelas de R$ 13.017,28, em um único dia). No dia 20 de janeiro, ou seja, nove dias depois, mais três parcelas de R$ 13.071,28, totalizando R$ 39.051,84.
.
O mandato dele terminou no dia primeiro de fevereiro.
.
Cícero Ferro é acusado pela Polícia Civil, de matar o ex-cabo da PM Gonçalves, em um consórcio de parlamentares, além do assassinato do vereador Fernando Aldo, do primo Jacó Ferro, formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, crime contra o sistema financeiro nacional. Acusações feitas pela Polícia Federal, na Operação Taturana, quando foi preso.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Veja quais são as praias impróprias para banho neste fim de ano

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou na quarta-feira (29/12/2010) o relatório da análise semanal das praias de Alagoas. Para o feriadão de Ano Novo destacam-se "apenas" 9 trechos que foram reprovados na análise da semana. Os pontos onde haverá a tradicional queima de fogos na orla de Ponta Verde, estão próprios para banho.
.
Será verdade? ou o IMA está mentindo por conta do grande número de turistas em Maceió? Não é à toa que as praias impróprias para banho não tem nenhuma placa de sinalização à esse respeito!
.
O IMA considera uma praia imprópria para banho quando as amostras coletadas apresentam um valor superior a 2500 coliformes fecais em cada 100ml analizados. è recomendável que os banhistas evitem os trechos reprovados para não contraírem doenças.
.
Essas merdas na praia mostram, no mínimo, que o governador Teotônio Vilela e o prefeito Cícero Almeida, não estão nem aí para os alagoanos, o interesse é no dinheiro do cego turista.

Em Maceió estão impróprios dois trechos do Pontal da Barra, próximo ao emissário da Casal (que funciona com quase 3% de sua capacidade); a praia da Avenida na intersecção com a rua Dias Cabral. .

Foi reprovado também o trecho da praia de Pajuçara na intersecção com a rua Júlio Plech Filho e a praia de Cruz das Almas entre as ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luíz Américo. .

Já no litoral Norte estão impróprias as praias da Barra de Camaragibe, no começo da rua Beira Mar e três trechos da praia de Maragogi e outro em frente a foz do rio Persinunga. .

Acredite se quiser!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São Luiz do Quitunde: Prefeito Cícero Cavalcante é PRESO novamente

Prefeito Cícero Cavalcante (PMDB)

PRESO PELA TERCEIRA VEZ

No final da tarde de sábado (02/outubro/2010), em São Luiz do Quitunde, o prefeito Cícero Cavalcante (PMDB) e o ex-prefeito de Matriz de Camaragibe, Marcos Paulo do Nascimento (PMDB) foram presos acusado de compra de votos para filha do prefeito de São Luiz do Quitunde, Flávia Cavalcante, deputada estadual e candidata a reeleição. .

A operação da Polícia Federal foi comandada pelo Delegado Felipe Correia. O ex-prefeito Marquinhos foi flagrado em seu veículo com uma quantia de R$10,2 mil, dinheiro que seria usado para compra de votos, conforme denúncias que teriam chegado a PF. Além do dinheiro, também foi apreendido material de campanha usado por Flávia Cavalcante. . O prefeito e o ex-prefeito foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal, em Maceió, bairro de Jaraguá, onde prestaram depoimentos e ficaram presos, sendo liberados por Habeas Corpus, no final da noite do dia 03.

Preso em 2005

Cícero Cavlcante já havia conhecido as celas da Polícia Federal, onde chegou algemado na Operação Gabiru junto com seu comparsa Marquinhos, em 2005. Motivo das prisões - desvio do dinheiro da merenda escolar da meninada pobre e faminta de Matriz de Camaragibe.

Preso em 2009

Cícero Cavalcante foi preso em 2009 pela Polícia Civil acusado de assassinato; foi liberado no mesmo dia.

A região Norte do estado de Alagoas, onde a dupla de criminosos perigosos atua há muitos anos, é considerada pelas polícias, uma das áreas mais críticas do estado. A justiça alagoana é complacente com esses bandidos porque não os pune. Será que existe algo entre o banditismo político e o judiciário alagoano?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Campo Alegre: mesmo PRESO, vereador Van do Careca recebe salário

Vereador Josevan Batista dos Santos

Em Campo Alegre, interior de Alagoas, o vereador Josevan Batista dos Santos, conhecido por Van do Careca, está preso por assassinato desde o dia 22 de julho de 2010 numa sala especial do Presídio Baldomero Cavalcante. Mesmo assim recebe R$3400 reais de salário todo mês mais verba de gabinete. Como não pode aparecer nas sessões, a câmara corta menos de 10% de seu salário todo mês.

O suplente, James de Lima, quer assumir o cargo. O Advogado dele, André Monteiro, entrou com pedido na Câmara da relação das faltas do vereador preso para garantir ao suplente a posse. Isso até que o processo contra o vereador seja encerrado. Enquanto isso o suplente ficaria no cargo.

"Nunca tivemos resposta. Estamos acionando a justiça na segunda-feira", disse.

O Procurador da Câmara, Aluízio Rozendo, confirmou que o vereador recebe salário, mas contou que hoje Van do Careca entrou com requerimento, pedindo afastamento das sessões.

"Ele alegou motivos pessoais", disse. Depois que o pedido for aprovado pelo plenário, ele passa a não receber salário". A licença tem validade de 60 dias.

O procurador da Câmara, Aluízio Rozendo, diz que o Legislativo segue a Lei: para a perda de mandato, o vereador teria que ter 1/3 das faltas. São 14. Ele tem 6. As sessões são semanais.

Van do Careca está preso por ser acusado de matar o líder político, filiado ao PT, Genildo Correia Soares, o Genildo do PT.

Genildo do PT foi executado a tiros em 29 de novembro de 2009, no distrito de Luziápolis, na zona rural de Campo Alegre, quando deixava um estabelecimento comercial da região. Foi atingido por vários tiros de pistola, calibre ponto 40 e fugiu num veículo Pálio, cor vinho.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Valéria Canuto: esposa de deputado é presa em Pilar

Valéria Canuto Eleições 2010 .
Valéria Canuto, esposa do deputado federal Carlos Alberto Canuto (PSC), foi presa (03/outubro/2010) em flagrante pela Polícia Militar de Alagoas, por cometer crime eleitoral no município do Pilar.
.
Valéria Canuto estaria fazendo boca de urna para um candidato a deputado federal que seu marido, Carlos Alberto Canuto, apoia desde que desistiu de concorrer a um vaga na Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE).
.
A denúncia teria sido feita por um morador do município que presenciou o crime eleitoral. No momento da prisão da esposa do deputado, os policiais estavam acompanhados do Promotor de Justiça Delfino Costa Neto.
.
Valéria Canuto foi encaminhada à Polícia Federal, localizada no bairro de Jaraguá, na cidade de Maceió.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Foragido da Justiça, Cabo Luiz Pedro continua recebendo salários

Cabo Luiz Pedro (PMN)
PROCURADO
Foragido da justiça desde o dia 28 de abril de 2010, o vereador Cabo Luiz Pedro (PMN), continua recebendo normalmente seus subsídios na Câmara Municipal. O dinheiro, cerca de 9 mil reais - sem os descontos - é depositado todos os meses na sua conta como os demais vereadores. . Segundo o presidente da Câmara, Dudu Holanda, Luiz Pedro não está recebendo a verba de gabinete nem tem direito a ssessores parlamentares, já que sua vaga foi ocupada por Berg Holanda - por determinação do Juiz Antônio Emanoel Dória. . Ele confimou que não há qualquer procedimento na Câmara para analisar as circunstâncias excepcionais do afastamento do Cabo Luiz Pedro vereador: "Para a Câmara, ele é apenas um vereador que está afastado para tratamento de saúde".

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Assalto a agência da Caixa no Centro deixa dois mortos

Foto: 4Cantos Alagoas
Foi assaltada na manhã desta quinta-feira (12/novembro/2009), a agência da Caixa Econômica Federal localizada na rua do Sol, Centro de Maceió, os elementos ainda não foram identificados. Houve troca de tiros entre os bandidos e seguranças do Banco. Segundo informações apuradas pela reportagem do 4Cantos Alagoas, os assaltantes teriam fugido em um Corsa de cor preta e placa da Barra de Santo Antônio e uma motocicleta de cor vermelha. Testemunhas afirmaram que os bandidos efetuaram vários disparos. Duas pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas um vigilante da Nordeste, identificado como Alderssandro Ferreira Silva, e o policial civil, Anderson de Lima Silva, 41 anos. Após perseguição, a polícia conseguiu capturar os dois assaltantes no bairro da Chã da Jaqueira. As duas vítimas foram socorridas por equipe do SAMU e conduzidas ao Hospital Geral do Estado (HGE).
.
MORTES
Aldessandro Pereira da Silva, 32 anos, segurança da empresa Nordeste, foi atingido ainda dentro da agência. A vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral do Estado, com uma grave hemorragia. A vítima entrou em óbito às 12h45, após ser submetido a procedimento cirúrgico. O policial civil Anderson de Lima Silva, 41 anos, baleado em tiroteio com assaltantes na agência da Caixa, na Rua do Sol, no Centro, morreu no Centro Cirúrgico do Hospital Geral do Estado (HGE).
A Polícia Civil de Alagoas está em luto. Anderson, gerente do Tático (Tigre), o grupo de operações especiais da Polícia Civil, era um dos policiais mais preparados da instituição e morreu em defesa da sociedade que ele jurou defender. O Delegado Geral da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco, comentou o fato. Confira o vídeo, com exclusividade da Equipe do Alagoas na Contra-mão: http://www.youtube.com/watch?v=oL8mpviA3Vk
. Fonte: www.4cantosalagoas.com.br/ - Os 4 Cantos da Notícia em Alagoas .

Policial Civil, Anderson de Lima Silva, 41 anos

Vigilante, Aldessandro Pereira da Silva, 32 anos

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MEC: Professores de AL recebem um dos piores salários do Brasil

Um levantamento realizado a partir de informações do Ministério da Educação (MEC) mostra que os professores da rede básica de educação de 16 estados recebem salário inferior à média nacional, de R$ 1.527 mensais. Os professores do Distrito Federal são os mais bem remunerados – R$ 3.360, mais que o dobro da média brasileira. O Brasil tem 1,7 milhão de professores na rede básica de ensino. Já Alagoas aparece na 21ª posição do ranking, entre os 27 estados da Federação, tendo os professores o salário de R$ 1.298.
.
Os números se referem a 2008 e estão em um levantamento elaborado pelo MEC sobre a folha de pagamento média de professores das redes públicas municipal e estadual nos 26 estados e no Distrito Federal. Os valores já incluem gratificações.
.
Em 2003, a média nacional era de R$ 994, o que revela um crescimento de R$ 53,6% na renda dos professores nos últimos cinco anos. Em relação a 2003, quando 19 estados remuneravam seus professores com valores inferiores à média nacional, houve uma pequena melhora dos salários.
O levantamento do MEC sobre a folha de pagamento dos educadores também mostra que o professor de Pernambuco é o profissional que recebe a pior remuneração: R$ 982. Em comparação com os R$ 3,360 mensais de média recebidos pelos professores do Distrito Federal, a diferença é de 242%.
Há cinco anos, os professores do Piauí, com R$ 539, tinham a pior remuneração, enquanto os profissionais de Pernambuco recebiam R$ 701. De 2003 até 2008, os educadores do Piauí viram a sua remuneração dobrar – hoje (2009) é de R$ 1.105 – enquanto os profissionais pernambucanos tiveram apenas R$ 281 de aumento.
Esse fato contraria todo o discurso mentiroso do governador Teotônio Vilela (PSDB), onde afirmou [em Julho/2009] que os professores de Alagoas tem o 4o maior salário do Basil.
O fato do gonernador Téo Vilela não ser um homem de palavra não é novidade. Nós do Alagoas na Contra-Mão, noticiamos anteriormente mais essa mentira e registramos em vídeo com exclusividade o caráter de Teotônio Vilela Filho.
.
O que merece um governante mau caráter, mentiroso e que debocha de todos os alagoanos que pagam seu salário e seu luxo?
Faça valer sua indignação!

Trabalhadores rurais são ameaçados por Deputado alagoano

Na manhã de quarta-feira (07/outubro/2009), cerca de 28 famílias camponesas que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) foram ameaçadas pelo Deputado Estadual Arthur Lira do Partido Progressista (PP).
.
Há 1 ano e seis meses, os trabalhadores rurais ocuparam a fazenda Boa Esperança que pertence ao Deputado Federal Benedito de Lira (PP/AL), e encontra-se 7km distante do município de Major Izidoro. . O deputado estadual chegou com alguns homens no local e afirmou que não queria ver mais os agricultores nas terras, os barracos seriam derrubados e todos retirados a força. No entanto, em abril deste ano o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL) executou uma vistoria e o proprietário foi notificado, pois o laudo constatou a improdutividade. De acordo com a Lei nº 8.629/93, as áreas que não atendem as funções econômica, ambiental e trabalhista devem ser destinadas para a reforma agrária
.
Segundo o Superintendente Estadual do Incra, Gilberto Coutinho, para resolver o caso de uma vez por todas e confirmar a desapropriação das terras, é necessário ter a publicação de um edital público para informar à sociedade os resultados da fiscalização na fazenda, já que houve o recuso na assinatura do documento.
.
A área foi encontrada em total estado de abandono e durante dez anos, tinha apenas um funcionário responsável em fiscalizar o patrimônio. Durante esse período de ocupação, os barracos foram montados e a produção agrícola incentivada, hoje, os agricultores cultivam o milho, feijão, batata, abóbora, fava, macaxeira e ainda possuem uma pequena criação de animais.
.
Os coordenadores da CPT buscam o apoio necessário dos órgãos competentes para garantir a integridade física, material e proteção às vidas dos acampados e acampadas. Para isso, foi encaminhado um ofício para as Ouvidorias Agrárias do Incra-AL e Nacional; os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos e Segurança Pública; Secretaria Estadual de Defesa Pública; Comissão Estadual de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil; e instituições internacionais que apóiam a luta pela reforma agrária.
.
por Assessoria - CPT

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Presente poderoso: Cyro da Vera Cruz ganha cargo no governo


O candidato derrotado à prefeitura de Satuba, Cyro da Vera Cruz, foi nomeado pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), na terça-feira (20/outubro/2009), para a presidência do Ideral – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Alagoas, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e que movimenta 4 milhões R$ por mês.

.
Homem da mais absoluta confiança do deputado Antônio Albuquerque, Cyro da Vera Cruz foi um dos presos pela Polícia Federal, na Operação Taturana - que completa dois anos no próximo dia 6 de dezembro. .

Ele era considerado a “eminência parda” da prefeitura de Satuba, na Administração de Cícera do Bar – personagem que já entrou para o folclore político de Alagoas. Vera Cruz foi o secretário de Finanças na gestão da ex-prefeita, mas terminou perdendo a eleição para Titor, eleito e também enrolado com Justiça.

Fonte: Blog do Ricardo Mota

Filho do presidente do Ideral é fugitivo da Polícia

Mais uma vez, o nome de Tiago da Vera Cruz, filho do novo presidente do Ideral, Ciro da Vera Cruz, volta ao noticiário – graças, é claro, à nomeação do pai para um importante cargo na Secretaria Estadual de Agricultura.

A informação é de um importante corajoso personagem do Poder Judiciário alagoano...

Tiago da Vera Cruz está com dois Mandados de Prisão em aberto – ambos por homicídio. De fato, ele é considerado um foragido da Justiça. . Um dos mandados diz respeito a um crime de sequestro, seguido de morte, ocorrido em 2001; o outro é um duplo homicídio registrado em 2002.

Tiago da Vera Cruz já ficou preso, em 2006, numa cela do 4º Distrito de Polícia. Chamou a atenção, na época, a divulgação de que a cela tinha condicionador de ar, TV etc – um luxo mantido pelo pai, de novo poderoso. O fato ganhou grande espaço na imprensa, mas, depois, ele foi liberado.

Um dos mandados de prisão contra Tiago foi encaminhado à Polícia Civil pelo juiz Maurício Brêda, um respeitado magistrado que atua na área criminal. Foi ele, por exemplo, quem condenou – em decisão monocrática – o ex-vereador de Coruripe, Jesse James, por sequestro e homicídio.

Em dezembro de 2007, "Thiago Lampião" teve novamente a prisão preventiva decretada pela justiça e resolveu se entregar à polícia. Mas, o falecido juiz de direito Daniel Acioli, atendendo ao pedido da defesa, concedeu-lhe liberdade condicional e o tirou do presídio.
.
O principal acusado de comandar o duplo homicídio do Eustáquio Gomes é filho do ex-Secretário de Administração da prefeitura do município de Satuba, Ciro da Vera Cruz, que foi preso no final de 2007 pela operação Taturana acusado de envolvimento com a máfia da Assembléia Legislativa Estadual, suspeita de ter desviado 300 milhões de reais

Cyro da Vera Curz, braço direito de Antônio Albuquerque?

O deputado Antônio Albuquerque, identificado pela PF como chefe da máfia da Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE), usava nove "laranjas", mas só dois deles eram peças principais do esquema criminoso que desviou R$ 300 milhões.
.
São eles: Daniela Patrícia Medeiros de Omena, assessora, e Cyro da Vera Cruz, tido como braço direito de Albuquerque nas ações de capangagem.
.
Cyro da Vera Cruz é ex-diretor de Apoio e Recursos Humanos da Assembléia Legislativa e em dezembro de 2007, por indicação de Albuquerque, foi secretário de finanças da prefeitura de Satuba, onde atuou como se fosse o prefeito, de fato e de direito, é o comentário que se ouvia muito na própria prefeitura.

O próprio Cyro obteve empréstimo consignado à época, além da esposa Maria Aparecida Justino da Silva, e dos filhos Tales da Vera Cruz Silva, Tibério Jorge da Silva Vera Cruz, Thiago Alexandre da Silva Vera Cruz, vulgo "Tiago Lampião" e Mary Anne da Vera Cruz Oliveira.

Para completar o uso da família como "laranjas" do presidente da Assembléia (na época, Antônio Albuquerue), Cyro também incluiu no esquema de empréstimos fraudulentos o genro Dijar Benjamim de Oliveira. Só a família Vera Cruz levou R$ 164.230,00 do esquema mafioso.
.
Thiago Lampião, acusado em três crimes continua solto
.
12 de outubro de 2002.
Os amigos de infância Milton Amorim Neto e Ginaldo Gama Ferreira, depois de mais um dia de trabalho, conversavam em um churrasquinho no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, quando foram atacados e assassinados com vários tiros na presença de dezenas de pessoas que procuraram se proteger dos disparos.

O duplo homicídio foi registrado a 1 km do décimo distrito policial e chocou pela banalidade com que os dois matadores agiram. Os rapazes que foram executados comemoravam o sucesso de vendas em seus estabelecimentos de trabalho e estavam se distraindo com seus amigos.

Rapidamente, a Polícia Civil se mobilizou e logo descobriu que os homicídios foram praticado com requinte de perversidade por Thiago Alexandre da Silva Vera Cruz. O temido "Thiago Lampião", que contou com a participação do comparsa identificado pelos policiais como sendo Walmir de tal. Thiago Lampião também é suspeito de matar o comerciário Élson Ferreira Oliveira, em 2000 no Tabuleiro dos Martins.
.
Investigações realizadas na época, revelaram que os dois criminosos, depois do duplo crime, pernoitaram na fazendo do Deputado Estadual Antônio Albuquerque no município de Limoeiro de Anadia e depois fugiram com um veículo da marca Gol para a cidade de Quipapá, em Pernambuco. O caso foi apurado pelos delegados Emanuel Bezerra, João Mendes e Reginaldo Assumpção (falecido).

Fonte: http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:g2LWZsyrQJwJ:www.novoextra.com.br/noticia_pdf.kmf%3Fnoticia%3D6809474+CRIMES+de+Cyro+da+Vera+Cruz&hl=pt-BR&gl=br&sig=AFQjCNH51f1dPQOA7iWnnxIK4enTTzlsXA