sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Acusado por vários crimes, Capitão Rocha Lima é PRESO por atirar em casa de vizinha

Capitão Rocha Lima

Foi preso na madrugada de quinta-feira (23/agosto/2012), o capitão da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) Antônio Marcos da Rocha Lima, de 41 anos, acusado de ter disparado 18 vezes, com sua arma de fogo, contra o portão da casa de uma vizinha, nora do delegado Angélico Farias de Melo.

O crime ocorreu no povoado de Barra Nova, em Marechal Deodoro.

A vítima, identificada como Daniela Cristine da Fonseca Omena, de 32 anos, acionou a polícia, avisando que o PM fugiu em um Citröen C4 Pallas prata, de placa MUX-9911/AL. Uma criança de 8 anos estava na área e quase foi atingida.

Após algumas horas, uma denúncia chegou até as autoridades. Havia um homem na conhecida Via Expressa com uma arma em punho e atentando contra o pudor.

O capitão Rocha Lima foi preso por homens do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), urinando em público no posto de combustíveis Texaco, na Avenida Menino Marcelo, na Serraria, em Maceió, na entrada do conjunto José Tenório de Albuquerque Lins, e levado para a Central de Polícia Civil.

Segundo a PM, Rocha Lima aparentava estar embriagado e estava com uma pistola Taurus calibre 380, com 11 munições intactas, que ficou apreendida.

Este é mais um processo que o capitão Rocha Lima irá responder, já que outrora sua expulsão da PM já foi solicitada. No entanto, por decisão judicial, ele permaneceu na PM/AL.


CONFIRA HISTÓRICO DA VIDA DO MILITAR
http://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2012/03/capitao-rocha-lima-candidato-vereador_16.html 


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ridículo: Desembargador determina prisão de trabalhadores em greve



O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Severino Rodrigues dos Santos, determinou na tarde de segunda-feira (20/agosto/2012) que os rodoviários retornem ao trabalho imediatamente, sob pena de prisão. 

Até o final da tarde, oito foram detidos. A ridícula medida foi tomada após decisão de parte dos rodoviários, que cruzou os braços por reajuste salarial.

Na decisão, o desembargador determinou volta ao trabalho sob pena de crime de desobediência. Por volta das 17h50, oito rodoviários, entre motoristas e cobradores, foram detidos pela Polícia Militar e levados à Polícia Federal, no bairro de Jaraguá. As prisões ocorreram na sede da empresa de coletivos públicos Piedade, no Tabuleiro dos Martins.

Líder do movimento, Edvaldo Paulino, disse que não deverá recuar da paralisação, nem que parte dos trabalhadores seja presa. "Estamos fortes e não vamos recuar. Mesmo com essa prisão", informou.

De acordo com o movimento, 80% da frota está parada em Maceió e a paralisação é total nas empresas Piedade e São Francisco. Os rodoviários querem reajuste de 15% e dizem que as "autoridades" estão apenas enrolando. 

Texto da assessoria de comunicação do TRT explica que o sindicato patronal apresentou requerimento ao desembargador presidente do TRT 19ª Região, Severino Rodrigues dos Santos, solicitando o retorno da categoria ao trabalho e, por conta disso, “o desembargador presidente, considerando que não houve nenhum aviso prévio por parte da categoria profissional, bem como ‘não existiu motivo que justificasse tal procedimento’, determinou, de imediato, o retorno das atividades sob pena de prisão por crime de desobediência à decisão judicial”. 

O desembargador determinou também que fosse executada multa no valor de R$ 50 mil por descumprimento de liminar anteriormente concedida.


DETALHE

No dia 13/julho/2012, o Juiz Ygor Figueiredo da 14º Vara Civil, determinou o retorno da passagem de 2,30 R$ para 2,10 R$. Na terça-feira (24/julho/2012), 11 dias após a determinação judicial, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado; começou a valer a partir daí. Caso houvesse descumprimento da decisão, as empresas de ônibus pagariam 50 mil reais por dia.

Os empresários, donos do transporte coletivo, descumpriram a decisão judicial por 20 dias, baixando a passagem apenas na quarta-feira (15/agosto/2012); nenhum empresário foi preso.

Tratados como bandidos, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador-rei Severino Rodrigues dos Santos, determinou multa de 50 mil reais por dia de paralisação (mesma multa que determinou às empresas) e prisão dos trabalhadores sindicalistas, que em greve, lutam apenas por salários dignos. 

Com atitudes absurdas como essas, o desembargador-rei presta um grande desserviço a sociedade e dá seu recadinho aos trabalhadores de Alagoas,  mostra como a "justiça" do trabalho-escravo precisa ser reciclada! 


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Médico ex-secretário de Saúde é preso em Traipu


A Força Nacional, durante abordagens na cidade de Traipu, prendeu o ex-secretário de saúde do município, Humberto Palmeira, acusado de porte ilegal de arma de fogo, na quarta-feira (15/agosto/2012). De acordo com informações, Palmeira, que é médico pediatra, foi flagrado com um revólver calibre 38.

A abordagem aconteceu no portal que dá acesso à cidade de Traipu, quando militares da Força Nacional pararam a caminhonete do médico. Após pagar fiança, Palmeira foi liberado. Além da Força Nacional, militares do 3º Batalhão participaram da ação que realizou várias abordagens no município.

A ação policial foi desenvolvida em áreas da periferia e na entrada principal da cidade de Traipu. Na ocasião, o policiamento apreendeu um revolver calibre 38, com seis munições intactas, e realizou centenas de abordagens a pessoas, carros de passeio, motos e veículos de transporte alternativo.

O objetivo da operação foi localizar armas, drogas, veículos roubados, veículos com plotagens irregulares, assim como proporcionar mais tranqüilidade a população da região do Baixo São Francisco.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vergonha: Alagoas tem pior educação do Brasil

Dados liberados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na terça-feira (14/agosto/2012), apontam Alagoas como sendo o pior estado em educação do Brasil. 

Graças a incompetência do governador Teotônio Vilela (PSDB), e a hipocresia do secretário de 'Mal-Educação' do Estado, Adriano Soares, o Estado obteve nota 3.8 para educação básica, quando a meta era 4.5; 2.9 na educação fundamental dos 4.9 propostos, e 2.9 no ensino médio, ao passo que a meta era de 4.9. 

O Brasil superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2011 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano), mas apenas igualou a meta projetada para o ensino médio, de acordo com o Ideb, divulgado nesta terça-feira, 14. Mas os resultados são desiguais, considerando municípios e escolas individualmente: 39% dos municípios e 44,2% das escolas estão abaixo da meta.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio.

Em 2011, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental - 4ª série (5º ano) - tiveram 5,0 pontos. A meta era de 4,6, um índice que o país já havia obtido na avaliação anterior, em 2009.

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental - 8ª série (9º ano) - tiveram 4,1 pontos em 2011. A meta era de 3,9, também uma marca obtida há dois anos.
Ensino médio

Alunos do ensino médio tiveram o pior desempenho e crescem no ritmo mais baixo. Em 2011, eles alcançaram a meta projetada de 3,7 pontos. Nesta fase, o crescimento tem sido lento: em 2005 foi 3,4, em 2007 teve 3,5; em 2009, a nota foi de 3,6.

A distância da nota do Ideb nos anos iniciais em 2011 ficou quase três vezes maior em relação ao ensino médio na comparação com o primeiro ano do índice, em 2005. O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, reconhece que o ensino médio apresenta problemas e preocupa o governo. "Temos 13 disciplinas obrigatórias no ensino médio da rede publica. É uma sobrecarga muito grande para o estudante. Não contribui para ter foco nas essenciais: português, matemática e ciências. Outro problema é a parcela significativa de alunos matriculados no curso noturno", avalia Mercadante.

Para Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a discrepância entre os níveis de ensino refletem a falta de visão sistêmica do Brasil. "O governo acaba fazendo aposta na criança nesse momento inicial da aprendizagem, que é um momento decisivo de fato, mas ela não é seguida nos anos finais e no ensino médio. Esse é o principal motivo de a gente ter uma queda de rendimento", explicou.

Segundo ele, essa tendência tem sido vista na política educacional nos últimos quatro anos. "Você tem uma forte centralização da preocupação com a avaliação, na pressão sobre a gestão, e vai abandonando os demais ciclos".

O objetivo estabelecido pelo MEC quando criou o índice, em 2007, foi que todas as séries atinjam níveis educacionais de países desenvolvidos até a divulgação do índice em 2022. As metas, que fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) é chegar a 6 pontos; para alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) é de 5,5 pontos e para o ensino médio é de 5,2 pontos. A escala vai de 0 a 10.

Nos anos finais do ensino fundamental, considerando todas as redes de ensino (pública e privada), sete estados não alcançaram a meta projetada para 2011: Amapá, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe. Considerando apenas a rede pública, seis estados ficaram a abaixo da meta: Alagoas, Amapá, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.

Nordeste com piores índices 

O Nordeste concentra os índices mais baixos do Ideb nos anos finais do ensino fundamental. A média na região é de 3,5 pontos, acima da meta projetada de 3,3 pontos. Alagoas tem a pior marca do país, com 2,9 pontos, mesmo índice registrado em 2009. Sergipe e Bahia obtiveram 3,3 pontos, mas a meta para os sergipanos era 3,5, enquanto que para os baianos era de 3,2 pontos. Entre os estados do Nordeste, destaque para Ceará, com 4,2 pontos, muito acima da meta projetada de 3,6 pontos.

Amazonas cresce no Norte

Amazonas obteve crescimento no Ideb, passando 3,5 em 2009 para 3,8 em 2011, quando a meta era de 3,2. O Ideb do Pará também cresceu, de 3,4 para 3,7, mais ficou abaixo da meta de 3,8 pontos. O maior índice da região Norte é do Acre: 3,2 pontos. O Ideb da região Norte é de 3,8 pontos.

Sudeste tem maior média

A região com maior Ideb do país é a Sudeste, com 4,5 pontos. São Paulo (4,7), Minas Gerais (4,6) e Rio de Janeiro (4,2) superaram as suas metas, enquanto que o Espírito Santo (4,2) ficou abaixo da meta projetada pelo MEC.

Santa Catarina é destaque 

O Ideb da região Sul é de 4,3, dentro da meta projetada. Santa Catarina, com 4,9 pontos, obteve a maior média do pais. Sua meta era 4,7 pontos. Rio Grande do Sul, com 4,1 pontos, ficou abaixo da média, de 4,3 pontos.

Mato Grosso muito acima da meta

No Centro-Oeste, o Mato Grosso obteve 4,5 pontos no final do ensino fundamental, superando em um ponto a meta de 3,5. As demais unidades da federação (Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul) também superaram suas metas. O Ideb de região foi de 4,3 pontos.

domingo, 12 de agosto de 2012

Burrice da Polícia Civil invade casa e algema Sociólogo alagoano

Carlos Martins, Sociólogo e Professor

Com relevantes serviços prestados ao movimento negro no Estado, inclusive tendo sido condecorado com a Comenda Dandara, na Câmara de Vereadores de Maceió, o competente Sociólogo Carlos Martins foi vítima de uma ação absurda, burra e desastrosa da Polícia Civil de Alagoas, na tarde de sexta-feira (10/agosto/2012).

O professor, que estava em sua residência, teve a casa invadida por policiais de Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), foi algemado e teve a casa revirada, para depois ver reconhecido que o mandado de busca e apreensão foi cumprido em local errado. A ação ocorreu no Conjunto Antares, no bairro da Serraria.

Carlos Martins, que é estudante do mestrado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ironicamente, realiza um trabalho onde analisa o comportamento da polícia na capital alagoana. Ele virou objeto do seu próprio estudo. O professor disse ter entrado em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas, e com um advogado, para acionar o Estado, além de ter recebido telefonemas de várias autoridades, que se mostraram solidárias com o estudioso.

O professor disse que permaneceu por mais de 40 minutos algemado, teve a residência revirada até quando os policiais ‘perceberam’ que se tratava de um ‘equívoco’. Segundo Martins, ele estava em casa, se preparando para ir à Ufal quando ouviu um burburinho na porta da sua casa. Ao chegar ao portão, o professor foi informado que se tratava da polícia e foi orientado a deitar no chão, onde foi algemado.

Durante a ação policial, agentes da Deic encapuzados teriam sentado o professor em uma cadeira na parte externa da casa, e revirado a residência em busca de provas. Durante toda a ação, Carlos Martins tentava argumentar alegando não entender a ação e se identificando, o que não foi considerado.

Ao final da abordagem, já percebendo que o professor não era um elemento perigoso, os policiais tiraram as algemas e pediram para que ele assinasse um mandado, como se recusou, o sociólogo foi levado para a sede da Deic, onde recebeu pedido de desculpas.

De acordo com a coordenadora da Seção de Combate a Roubo a Banco (Serb), delegada Maria Angelita, o episódio envolvendo o Sociólogo se deu após um erro na informação com base em dados tecnológicos.

Diga-se de passagem, um erro de girico sob o comando da delegada Maria Angelita.

A divisão havia iniciado uma investigação com relação ao assalto do posto bancário do Santander, na Fits, de onde bandidos levaram R$ 16 mil na manhã de quinta-feira (08/agosto/2012). O celular de uma das vítimas foi levado pelos bandidos e emitia sinal, segundo a torre de telefonia, do endereço do professor. Acredite se quiser!

“O mandado foi cumprido com base neste rastreamento”, explicou a divisão por meio da assessoria.

Quanto às algemas, o procedimento é considerado de proteção - para todos os envolvidos (seja acusado ou policiais). A polícia ainda entende que a casa revirada se dá em cumprimento ao mandado de busca e apreensão.

A Polícia Civil só não se engana nem invade casa de delegado-criminoso ou político-bandido alagoano! Delegados “inteligentes” comandam ações “competentes”! Governo de Alagoas, no rumo certo! 


sábado, 4 de agosto de 2012

MP: Denúncia mancha cúpula da Polícia Civil; laudo sobre tortura foi falsificado por Perito

O Ministério Público Estadual (MPE) em Alagoas descobriu que um perito Instituto Médico Legal Estácio de Lima falsificou laudos de exames de corpo de delito para evitar que 11 pessoas da Polícia Civil (PC) alagoana não fossem acusadas de tortura.

O método foi usado para que quatro pessoas dessem informações ou confessassem o assassinato do policial civil Anderson de Lima Silva e do vigilante da empresa Nordeste, Aldersandro Ferreira Silva, mortos no dia 12 de novembro de 2009.

A denúncia de tortura, assinada pelo Ministério Público de Alagoas atinge 11 pessoas da Polícia Civil – entre elas o delegado Geral da PC, Paulo Cerqueira, e a delegada Ana Luiza Nogueira de Araújo e foi entregue no dia 12 de julho a 2º Vara criminal da Capital.

Segundo a denúncia do MP, assinada pelos Promotores Elício Angelo de Amorim, Mário Augusto Soares, Mirya Tavares Pinto Cardoso e Sérgio Eduardo Simões, o perito médico legal Avelar de Holanda Barbosa Júnior “de forma consciente, livre e voluntária” assinou, no dia 13 de novembro – um dia após o assassinato do policial civil e do vigilante – falsas perícias.

Ele omitiu informações acerca de “lesões visíveis que as vítimas apresentavam nesse dia 13 de novembro de 2009”. Refere-se o MP às pessoas José Adriano de Freitas Oliveira, Wilson Ribeiro dos Santos, Thiago Francisco da Silva e Lilian Kelle Alves de Lima.

Em relação a Wilson Ribeiro dos Santos, o perito Avelar de Holanda Barbosa Júnior deixou de registrar “lesões evidentes em sua língua e num de seus olhos” – constatadas pela Advogada dele, a irmã e o irmão da vítima.

No depoimento dos três – prestado ao delegado Arnaldo Soares de Carvalho – atesta-se que Wilson ficou com uma lesão no olho, debaixo da língua (marca de choque elétrico), no ânus e nos testículos. Ele estava preso no Baldomero Cavalcanti. Havia ainda marcas de algemas nas mãos.

No caso de Lilian Kelle, o perito fez constar, em seu laudo, um “edema traumático em região frontal”. Não informou que a língua e o maxilar dela estavam inchados por apanhar ou, nas palavras do MP, “decorrentes das covardes agressões sofridas”.

Avelar de Holanda Júnior foi denunciado no artigo 342 do Código Penal: “Fazer afirmação falsa ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitra”. Se condenado, pode pegar de um a três anos de prisão, além de pagar multa.

CITAÇÕES

Na denúncia do MP, os nomes dos delegados Paulo Cerqueira e Ana Luiza são citados nestas ocasiões:


---- José Adriano de Freitas – em 16 de março de 2011, disse que a delegada Ana Luiza “participou das sessões de tortura a que foi submetido”, tendo ela lhe dado “(...) 02 tapas no rosto (...)”;

---- Wilson Ribeiro dos Santos – em 24 de dezembro de 2009, disse que no dia 15 de novembro de 2011 “a delegada Ana Luiza Nogueira de Araújo (...) estava presente nas torturas, pois ouvia a voz dela”;

---- a mesma vítima disse ainda que, no dia 15 de março, “que o Dr. Paulo Cerqueira (delegado) e uma outra pessoa, policial civil, (...) o torturaram dentro do presídio Baldomero Cavalcanti, na sala do Diretor, isto quando chegou a este presídio”. A tortura foi com uma pistola de choques, “que o fez cair no birô perto do notebook do delegado que lhe disse que se ele tivesse quebrado o instrumento, o teria matado por isso”;

---- Tiago Francisco da Silva – em depoimento (não consta data), no dia 16 de março de 2011, que ao ser ouvido pela delegada Ana Luiza “(...) à noite, já estava muito machucado, tendo sido o que mais sofreu torturas, pois eles achavam que ele teria sido o responsável pelo disparo que vitimou o policial ANDERSON [destaque no texto], já que estava trajando a farda da PM no momento do assalto”. 


Fonte: Repórter Alagoas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Candidato a vereador por São Miguel dos Campos é preso por falsificação

Fernando Magalhães de Souza, candidato a vereador pelo PTC


Fernando Magalhães de Souza, conhecido como Cigano, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de quinta-feira (02/agosto/2012), durante uma fiscalização na BR 101, acusado de falsificação de documento público. Ele é candidato a vereador do município de São Miguel dos Campos pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).
Cigano estava conduzindo um Fiat Uno, com placa de Alagoas, acompanhado de um passageiro, identificado como José Cícero Ezequiel, quando foi abordado pelos agentes da PRF no km 135 da BR 101. Durante a revista dos suspeitos, os policiais encontraram uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em nome de uma terceira pessoa e com sinais de adulteração.
Além desse indício de irregularidade, os dados da pessoa, cujo nome estava no documento apreendido, como CPF e RG, também foram encontrados em uma mensagem no celular de um dos acusados. Questionados sobre a situação, eles confessaram que produzem e vendem habilitações falsas, sem que as pessoas passem pelos exames obrigatórios.
Condutor e passageiro foram presos e encaminhados, juntamente com o documento apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil em São Miguel dos Campos, onde foram autuados em flagrante por falsificação de documento público.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eletrobras corta energia da prefeitura de União dos Palmares

Câmara de vereadores de União dos Palmares
A Eletrobrás interrompeu, na manhã de segunda-feira (30/julho/2012), o fornecimento de energia elétrica na Prefeitura Municipal de União dos Palmares, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação sob o argumento de inadimplência do governo municipal para com a empresa, retirando das proximidades dos três locais uma espécie de ‘chave’, conhecida popularmente como ‘taboca’ (que serve para ligar e desligar o fornecimento) com receio dos eletricistas do município efetuarem a religação.

O prefeito Areski de Freitas disse que "no Contrato da Prefeitura Municipal com a Eletrobrás consta uma cláusula que estipula um prazo de 90 dias para o débito ser saldado acrescentado de uma tolerância de mais 15 dias, mas se a inadimplência persistir haverá o corte. No caso de hoje, para minha surpresa, com apenas 30 dias de atraso, o potencial energético foi cortado e amanhã pela manhã deverá ser restabelecido. Em função do abuso, determinei que Procuradoria do Município abra processo contra a empresa pelo não cumprimento da cláusula contratual".
Um funcionário da Eletrobrás provocado a falar sobre o assunto, após pedir para não ser identificado, disse que "o corte e a religação nesta região do Estado estão a cargo do Escritório Regional, localizado em Rio Largo na região metropolitana de Maceió, por isso não posso informar nada".
Pelo fato da Câmara Municipal estar de recesso (deverá voltar no próximo dia 08) e pelo fato ter chegado ao conhecimento da empresa no horário da tarde, ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

MP denuncia Prefeito da Barra de São Miguel por crimes graves

Reginaldo de Andrade, prefeito da Barra de Sâo Miguel

O Ministério Público Estadual, através do procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, denunciou ao Tribunal de Justiça o prefeito da Barra de São MiguelReginaldo José de Andrade, por crimes contra a Administração Pública e a Lei de Licitações. Entre as diversas irregularidades da gestão do município, chama a atenção o pagamento de R$ 686.815,00 para locação de veículos, sem processo licitatório, no período de 2005 e 2008.

A Prefeitura também dispensou licitação, sem as condições previstas em lei, na contratação de serviços de informática, engenharia e de iluminação pública, além de adquirir combustível de modo ilegal. Em desrespeito ao princípio da impessoalidade na administração pública, o município alugou dois imóveis localizados na Praça Miriel Cavalcante, de propriedade de Henrique Manoel de Andrade e Maria Iêda de Andrade, respectivamente, irmão e tia do prefeito.

Além das fraudes no processo licitatório, a Prefeitura efetuou despesas ilegais e admitiu servidores por suposto contrato de prestação temporária de serviços. A contratação dispensou concurso público ou qualquer processo administrativo que justificasse a ação, como prevê a Constituição Federal.

De acordo com o procurador-geral, o prefeito é responsável pelas irregularidades, já que respondia pela gestão do município no período em que ocorreram os fatos. “O gestor ordenava as despesas, autorizava a realização dos processos licitatórios, firmava os contratos e assinava os cheques. A sua responsabilidade é indiscutível e inegável. O MPE possui uma grande quantidade de provas, obtidas durante as investigações, que leva, consequentemente, ao pedido de condenação do acusado”, afirma Tavares.

Se condenado pela Justiça, Andrade poderá perder o mandato de prefeito e fica inabilitado para o exercício de cargo ou função pública por cinco anos, além de restituir o dano causado ao patrimônio público.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Candidato a vereador tem campanha 'volumosa' em Maceió

Se a maioria dos candidatos a vereador em Maceió ainda não botou a cara na rua, alguns poucos já mostram um volume surpreendente de campanha.
O mais visível, até agora, é o delegado Kelmann Vieira, lançado pelo PMDB do senador Renan Calheiros. Impressiona a quantidade de carros plotados com sua propaganda eleitoral espalhados pela cidade.

Genro do prefeito Cícero Cavalcante, de São Luiz do Quitunde – depois de dois mandatos em Matriz do Camaragibe -, marido da deputada Flávia Cavalcanti, o delegado é uma das apostas do senador Calheiros na capital.
Ele forma ao lado de Toroca, Antônio Holanda e Galbinha um quarteto com amplas chances de desembarcar na Casa de Mário Guimarães, em 2013. O que não é pouco, se considerarmos que o PMDB não conseguiu eleger nenhum vereador em Maceió na última eleição.
A destacar: pelos modelos dos carros que carregam a propaganda de Kelmann Vieira, é possível imaginar que eles pertencem a delegados.
Fonte: Blog do Ricardo Mota
Confira o histórico político-profissional do prefeito de São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante, sogro do candidato a vereador por Maceió, Kelmann Vieira:

São Luiz do Quitunde: Prefeito Cícero Cavalcante é PRESO novamente http://www.alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2010/10/sao-luiz-do-quitunde-prefeito-cicero.html

Eletrobras corta energia de Prefeitura por falta de pagamento

Ilustaração
A Eletrobras em Alagoas se depara com um problema surpreendente.


No dia 12/julho/2012, a empresa cortou o fornecimento de energia da prefeitura de Porto Real do Colégio, distante 178km da capital Maceió, divisa com o estado de Sergipe.
Motivo: um débito acumulado de R$ 300 mil.
A sede da administração municipal e alguns outros prédios ficaram sem energia, triste situação.
Qual o quê!
Como a prefeitura não procurou a direção da empresa para renegociar a dívida, o que é de praxe, os funcionários da Eletrobras retornaram à prefeitura de Porto Real do Colégio. Encontraram tudo iluminado, dentro dos conformes.
Ao tentarem capturar o felino que repôs a energia ao prédio, foram impedidos.
Resultado: a empresa deve agir, agora, com o apoio policial.
A Eletrobras está em plena campanha para buscar o que lhe é de direito: o pagamento da energia fornecida. E apesar dos muitos cortes realizados em prefeituras e grandes consumidores, tem gente que acha que criar “gato” é um grande negócio.
Fonte: Blog do Ricardo Mota
Em Alagoas, políticos roubando energia elétrica está se tornando algo comum; quem é especialista nesse tipo de assunto é o deputado estadual Marcelo Victor (PTB) e seu pai, o ex-deputado Gervásio Raimundo.

Confira reportagens relacionadas

Deputado: ladrão de energia elétrica? http://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2008/03/deputado-ladro-de-energia-eltrica.html  

Vídeos: Deputado Marcelo Victor: "Roubo de energia é uma questão subjetiva" http://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2009/07/roubo-de-energia-e-uma-questao.html



terça-feira, 17 de julho de 2012

Vídeo: Desesperado, Fernando Collor xinga Jornalistas e Procurador Geral da República


No dia (14/junho/2012), diante do plenário no senado federal, o senador Fernando Collor (PTB-AL) com seu rancor eterno e sua sede de vingança, classifica o Procurador Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos e Jornalistas da Revista Veja de criminosos. Collor acredita fielmente que o Procurador e a Revista Veja foram os principais responsáveis pelo seu impeachment, quando o mesmo era presidente da República.

Assista ao vídeohttp://youtu.be/nhaO2aZw5JE



Collor concedeu entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, no dia 28/maio/2012, antes do vídeo ser gravado. Confira: http://luciointhesky.wordpress.com/2012/05/28/cronica-de-um-golpe-o-livro-bomba-de-collor/ 


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Final de semana é marcado por 20 homicídios em Alagoas

Após 20 dias do lançamento do plano para combater a violência no Estado de Alagoas, as ações implementadas pelo governador Teotônio Vilela, por meio do Programa Brasil Mais Seguro parecem ainda não ser suficiente para intimidar a atuação de criminosos. 

Apenas na região metropolitana de Maceió, a Polícia Militar registrou 15 homicídios no final de semana. Outros cinco casos também ocorreram no interior. No total foram 20 assassinatos em todo Estado.

Dos 15 assassinatos, 12 foram registrados na sexta-feira (13/jul/2012) e no sábado (14/jul/2012) em Maceió. O domingo foi um pouco menos violento na região da capital: foram três homicídios.

Dos 20 crimes registrados entre a tarde da sexta-feira (13) e a noite do domingo (15), 9 aconteceram na capital. Já os municípios de Rio Largo e Pilar foram cenário de três e dois homicídios, respectivamente. Paripueira, Arapiraca, Craíbas, Murici, Joaquim Gomes e Coruripe registraram um homicídio cada. Entre as vítimas, duas eram do sexo feminino.

O primeiro assassinato registrado na Grande Maceió aconteceu por volta das 14h da sexta-feira, quando o jovem Quirino dos Santos, de 18 anos, foi atingido por quatro tiros, sendo um no pescoço, um no tórax e dois no abdômen. O corpo da vítima foi encontrado no bairro do Tabuleiro do Martins, por trás do complexo prisional.

Assassinato na Ponta Verde

Nem a área “nobre” da capital escapou à mórbida estatística do final de semana. Por volta das 23h da sexta-feira (13), Valtemir Silva, de 38 anos, foi atingido por 11 tiros na Rua São Francisco de Assis, próximo a um supermercado 24 horas situado no bairro da Ponta Verde.

Já entre as mulheres assassinadas, uma delas não foi identificada. Segundo a Polícia Militar, ela aparentava ter 18 anos e foi atingida, no Centro de Paripueira, por um disparo de arma de fogo e diversas facadas. Já a outra vítima do sexo feminino foi uma adolescente de apenas 16 anos. Ela foi morta a tiros próximo ao terminal rodoviário do Clima Bom, em Maceió.

Crimes brutais chocam interior

Dois assassinatos brutais chocaram os municípios de Coruripe e Joaquim Gomes. Na sexta-feira, o corpo de Jonas dos Santos, de 31 anos, foi encontrado, em avançado estado de decomposição em um matagal no povoado Barreiras, situado na zona rural de Coruripe. Além de agredido a pauladas e facadas, a vítima teve uma de suas orelhas arrancada e um objeto introduzido no ânus.

Já em Joaquim Gomes, um homem não identificado foi degolado e sua cabeça só foi localizada há cerca de 50 metros do corpo. O crime aconteceu na madrugada de sábado para domingo.

sábado, 14 de julho de 2012

Traipu: Vereador Erasmo Araújo Dias é preso por porte ilegal de arma

Erasmo Araújo Dias, vereador (PRTB) 

O vereador e candidato a vice-prefeito da cidade de Traipu, Erasmo Araújo Dias (PRTB), conhecido como Erasminho, pagou 15 salários mínimos (cerca de R$ 9,3 mil) de fiança e responderá ao inquérito policial em liberdade. Ele foi preso juntamente com três seguranças na noite de sexta-feira (13/julho/2012), na Avenida Thomas Espíndola, no bairro do Farol, acusado de porte ilegal de arma de fogo.

A prisão ocorreu após uma denúncia anônima feita ao Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), que informava que homens em um veículo preto estariam praticando assaltos na região do Farol. Durante a abordagem, os militares apreenderam dois revólveres calibre 38 e uma pistola 380.

Os outros presos são Thiago Silva Tenório, Alexandre Carlos Barros e o cabo da Polícia Militar Gilvan Farias da Silva. O grupo estava no veículo Fiat Uno de cor preta, com placa OHI -0985 e foi encaminhado para a Central de Polícia, onde prestam depoimento. O militar pagou cinco salários mínimos e também responderá o inquérito em liberdade.

Erasminho concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa de Conceição Tavares. A assessoria do vereador informou que Erasminho foi vítima de uma armação política, já que está à frente da CPI, que investiga o ex-prefeito da cidade, Marcos Santos.

A assessoria esclareceu ainda, que o parlamentar vinha recendo diversas ameaças de morte, por isso a necessidade de andar com seguranças particulares.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vídeo: Prefeito de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues, xinga Comandante da PM e desafia polícia de Alagoas

Gildo Rodrigues, prefeito de Poço das Trincheiras

Um vídeo publicado no YouTube com o prefeito-dono de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues, abordando policiais militares que faziam parte de uma blitz do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) e exigindo a saída deles da entrada de 'seu' município está fazendo “sucesso” na Internet. Poço das Trincheiras fica há 215km de Maceió, próximo à Santana do Ipanema, sertão alagoano.
No vídeo o prefeito-educado ‘exigiu’ a saída dos policiais, e chegou a insultar os integrantes da blitz e até o comandante da polícia e o diretor do DER.
“Olhe, diga ao seu comandante que ele vá se fudê, aqui no meu município quem manda sou eu, se vocês ficarem aqui eu renuncio meu mandato, e duvido alguém parar aqui ligado a mim, diga a seu comandante que mande me prender para ele ver” disse o prefeito.
Gildo Rodrigues disse que era amigo do governador, mas que se a blitz continuasse ele iria romper com ele e fazer três prefeitos da região fazer o mesmo.
O educado-prefeito-dono de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues acusou outros policiais de cobrar propina, e disse que iria a Justiça contra eles, e que um motorista de um caminhão que pertencia a ele teria passado por esta situação.
“Comigo vivo aqui esta blitz não fica, não sou menino, aqui quem manda sou eu, pergunte ao governador” disse ainda o prefeito.
E agora, o que vai acontecer com o educado-prefeito-dono de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues? Em tentativa de desmoralizar a Polícia Militar de Alagoas, ainda esculhambou o Comandante da PM! Será que vai ser preso? e por que não foi?

Dados do prefeito-dono de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues:

Os dados desta página são todos oficiais e fornecidos pela Justiça Eleitoral, que autorizou a publicação. A busca de Políticos do Brasil possui dados referentes às Eleições de 1998, 2002, 2006, 2008 e 2010. Possíveis incorreções são de responsabilidade exclusiva da Justiça Eleitoral de cada Estado e do Distrito Federal. Nas bases de dados mais antigas (1998 e 2002) procurou-se publicar os registros de todos os políticos vencedores naqueles pleitos e o de derrotados para cargos majoritários. Quando algum dado estiver em branco significa que a informação não está disponível.


domingo, 8 de julho de 2012

Turista goiana é estuprada na praia do Francês


Uma turista foi estuprada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, no sábado (07/julho/2012), quando fazia uma caminhada. O fato foi confirmado, mas tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil não tinham informações sobre nome e idade da vítima, horário do ataque ou pistas do agressor. O inquérito policial será aberto somente na segunda-feira (09/julho/2012), porque o crime foi cometido no fim de semana.

A vítima é professora, procedente de Goiânia (GO), estava hospedada na Praia do Francês. Quando fazia caminhada nas proximidades do Leprosário, foi atacada por um homem. Segundo o relato da vítima, resistiu à ordem para fazer sexo com o estuprador, foi agredida a chutes e socos e teria desmaiado. O estuprador, então, rasgou suas roupas e a violentou.

Após buscar socorro, foi levada à 5ª Companhia Independente da PM, em Marechal Deodoro. Atendida pelo tenente PM Wenderson, foi encaminhada à Central de Polícia, em Maceió.

Na manhã de domingo (08/julho/2012), em contato por telefone com a 5ª Companhia, de Marechal Deodoro, o tenente Duarte confirmou a ocorrência, mas não sabia dar mais detalhes. O repórter pediu contato com o tenente Wenderson, que atendeu à vítima, mas o tenente Duarte alegou não poder fornecer o telefone dele.

Na Central de Polícia, o agente Fernando não sabia informar se a turista foi atendida ali, nem se havia um boletim de ocorrência (BO) sobre o estupro, porque “entrei no plantão só hoje de manhã”. Ele informou que a Central de Polícia “registra o caso, faz levantamento e encaminha para a delegacia, no caso a de Marechal Deodoro.

A reportagem, então, ligou para a delegacia de polícia de Marechal Deodoro. O agente Gustavo, que atendeu, também disse que entrou no plantão neste domingo pela manhã. “Se a vítima deu queixa na Central de Polícia, o boletim deve chegar para nós. Até o momento não chegou. Se chegar, o inquérito será aberto na segunda-feira”, informou o agente.

Com o trâmite burocrático para iniciar as investigações para captura do estuprador, ele terá 48 horas de vantagem entre o crime e a abertura do inquérito – um bom tempo para fugir.

Fonte: Plínio Lins