domingo, 29 de setembro de 2013

Educação de Palmeira dos Índios tem recursos bloqueados pelo FNDE

James Ribeiro (PSDB), prefeito de Palmeira dos Índios
A bagunça continua generalizada na administração do prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PSDB). 

Mais uma vez, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação  bloqueou o repasse de recursos porque a prefeitura de Palmeira dos Índios não apresentou as prestações de contas referentes aos Programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Apoio ao Transportes do escolar (Pnate), durante o exercício de 2011 e 2012.

Segundo o FNDE, com relação ao Pnate, estão com pendências, por não repassarem dados ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) no ano de 2011, os municípios de: Belém, Carneiros, Igreja Nova,Jaramataia, Maragogi, Palestina, Passo de Camaragibe, Poço das Trincheiras e São José da Tapera.
Já em 2012, deixaram de prestar contas referentes aos recursos do Pnate os municípios de: Carneiros, Igreja Nova, Jaramataia, Maragogi, Passo de Camaragibe, Roteiro, São José da Tapera e Traipu.
PDDE

No Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE/PDE-Escola) apresentam pendências diante dos exercícios 2011 e 2012, os municípios de: Água Branca, Belém, Cacimbinhas, Cajueiro, Carneiros, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Novo Lino, Palestina,Palmeira dos Índios, Pilar, Piranhas, Poço da Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Brás, São José da Tapera, São Sebastião, São Miguel dos Milagres, Traipu e Senador Rui Palmeira.

Educação Integral

Na relação dos inadimplentes quanto ao repasse de dados PDDE da Educação Integral nos anos de 2011 e 2012 estão inclusos os municípios alagoanos de: Cajueiro, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro,Palmeira dos Índios, Piranhas, Cacimbinhas, Carneiros, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Ibateguara, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Palestina, Palmeira dos Índios, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Teotonio Vilela.

Alimentação Escolar

No Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), quem possui pendências são os municípios de Carneiros, Jaramataia, Inhapi, Japaratinga, Passo do Camaragibe e Traipu.
Segundo as normas brasileiras, os municípios são responsáveis pela alimentação e pelo transporte escolar em suas redes. “Mesmo que não recebam o apoio financeiro do governo federal, precisam manter esses serviços de forma contínua”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino.

Fonte: Cada Minuto/Alagoas na Contra Mão

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Piorou: Alagoas tem o maior índice de analfabetismo no Brasil

Em Alagoas, o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) é um verdadeiro fenômeno, consegue fazer de seu des-governo pior a cada dia que passa.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados nesta sexta-feira, 27, mostram que taxa de analfabetismo parou de cair e registrou pequeno aumento, entre 2011 e 2012. Desde que a Pnad passou a cobrir o País inteiro, em 2004, é a primeira vez que o índice ficou maior do que no ano anterior.
Segundo os dados da Pnad 2012, os Estados de Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Bahia tiveram os maiores aumentos nas taxas de analfabetismo. Alagoas é o Estado com o maior índice: um em cada cinco (21,8%) habitantes de 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever. A taxa é a mesma registrada pela Pnad 2011.
A proporção de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever passou de 8,6% em 2011 para 8,7% em 2012. Em número absolutos, representou um aumento de 297 mil analfabetos, de 12,866 milhões para 13,163 milhões.
Os técnicos do IBGE informaram que estão reavaliando o resultado e que não se pode falar em tendência de aumento do analfabetismo, que só acontecerá se o índice continuar a subir nos próximos anos. O dado mais surpreendente é que o analfabetismo subiu na faixa dos 40 aos 59 anos. Na faixa dos 15 aos 19 anos, ficou estagnada em 1,2%. Nas demais faixas etárias, houve ligeira queda no índice.
Os dados de analfabetismo são mais preocupantes no Nordeste, onde a taxa subiu meio ponto porcentual em um ano, passando de 16,9% para 17,4%. Enquanto a região tem 27% da população total de 15 anos ou mais de idade, entre os analfabetos nesta faixa etária, 54% estão no Nordeste. Ou seja, um em cada dois analfabetos do País é nordestino. No Centro-Oeste, a taxa de analfabetismo também teve aumento, oscilando de 6,3% para 6,7%.
Os melhores resultados estão na região Sul, que reduziu a taxa de analfabetismo de 4,9% para 4,4% e agora é a região com menor índice, superando o Sudeste, que mantém os 4,8% de analfabetos de 2011. Santa Catarina é o Estado com a menor taxa de analfabetismo do País, com 3,1%.

Sob ameaça de greve, funcionários do Hospital Geral de Alagoas paralisam atendimentos

Funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE) paralisaram os serviços por aproximadamente uma hora na tarde desta sexta-feira (27/setembro/2013). Auxiliares de enfermagem, maqueiros e outros trabalhadores que estão inseridos nas folhas extras se reuniram na frente da unidade hospitalar e apontaram um indicativo de greve com paralisação a partir do dia 1º de outubro.
Segundo informações, o motivo da paralisação é o atraso do pagamento das horas extras. A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), destacou que “o atraso nos repasses se deu devido à greve dos bancos. Mas a Sesau já fez os depósitos e em até 24 horas os valores já estarão nas contas dos servidores.
Apesar da greve dos bancos, que foi deflagrada há nove dias, “os atrasos nos pagamentos da folha extra são constantes. São quase três meses de atraso e isso não tem explicação. A falta de pagamento atinge quase 1/3 dos trabalhadores do HGE”, destacou o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Seguridade Social do Estado de Alagoas (Sindprev), Célio dos Santos.
“Em alguns quadros de trabalho há plantões onde aproximadamente 60% dos profissionais são escalas extras, ou seja, se houver uma greve os atendimentos ficarão inviabilizados, gerando um caos maior na saúde pública”, desabafou Célio dos Santos.
A assessoria do HGE confirmou que “apenas os técnicos de enfermagem ficaram sem exercer suas funções, mas isso não atrapalhou a assistência aos pacientes que deram entrada na unidade e que informações sobre o pagamento de horas extras só a Sesau poderia fornecer”.
Confira abaixo a nota de esclarecimento emitida pelo HGE
Pagamento de Horas Extras da Enfermagem do HGE 
"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que a folha de pagamento de horas extras dos servidores da enfermagem do Hospital Geral do Estado (HGE) já foi encaminhada para a Caixa Econômica Federal e está sendo processada.
Informa ainda que, devido à greve dos bancários, esse serviço está acontecendo de forma mais lenta do que o normal. A Sesau assegura, no entanto, que na próxima segunda-feira (30) esse pagamento deverá ser concluído".
Fonte: Cada Minuto

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Motorista do deputado Edval Gaia é preso com arsenal e munições

Arli Alves Barbosa, de 46 anos, foi preso no sábado (14/09/2013) acusado por posse de munição restrita do Exército Brasileiro, motivo pelo qual segue recluso, já que o crime é inafiançável.
Ele se identificou como motorista do deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB), líder do governo Téo Vilela na Assembleia, e está detido na Delegacia Regional de Palmeira dos Índios.
Por meio de denúncia através do telefone 181, homens da Força Nacional foram informados de que o motorista do deputado Edval Gaia Filho (PSDB) guardava, em sua residência - localizada no centro de Palmeira – várias armas de grosso calibre. 

De acordo com homens da Força Nacional (FN), o advogado do parlamentar chegou a se deslocar até a delegacia, com o objetivo de tentar sua soltura. No entanto, segundo relato dos homens da Força Nacional que efetuaram a prisão, a soltura não foi possível em virtude do flagrante e da grande quantidade de armas apreendidas. 

“O advogado tentou questionar nossa ação. Felizmente, tudo aconteceu dentro da legalidade. Quem deve explicações à Justiça é o motorista”, explicou o capitão Gondim, que comandava a operação.

Foram localizadas três espingardas, uma escopeta calibre 12, um revólver 38 e uma pistola, além de várias munições para fuzil 762. “A munição deste fuzil tem alto poder de destruição”, ressaltou o capitão. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Polícia Militar à serviço de empresários alagoanos, população abandonada

A função da Polícia Militar (PM/AL) é fazer o patrulhamento preventivo e proteger a sociedade alagoana, certo? Não é bem assim que a banda da PM toca ou tocará em Alagoas.
A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL) firmaram convênio para a instalação de câmeras de videomonitoramento em 30 restaurantes de Maceió, a fim de evitar assaltos.
O sistema, já implantado pelos taxistas, será implantado em estabelecimentos comerciais ainda nos próximos dias, segundo o governo, e controlado na base do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).
“É mais um instrumento que, com certeza, inibirá a ação dos bandidos, principalmente em relação aos constantes assaltos a esses estabelecimentos”, afirmou o coronel Marcos Sampaio, chefe do Ciods.
De acordo com Sampaio, cerca de 30 restaurantes, por meio da Abrasel, deverão fazer a adesão ao sistema em um primeiro momento. Ele acrescentou que o novo serviço é uma ampliação da ferramenta que já é usada pelos taxistas em Maceió – são chips instalados nos veículos, que possibilitam o envio de informações precisas ao Ciods por meio de um alarme acionado durante alguma ocorrência.
Nesse serviço, os taxistas de Alagoas passaram a ser monitorados online por meio do programa Táxi Cidadão. “No programa dos taxistas, não existem câmeras, mas em caso de assalto ou situação suspeita, eles podem acionar um dispositivo instalado no veículo sem que o bandido perceba. Nesse instante, o Ciods recebe um alarme e uma guarnição policial é informada para fazer a abordagem ao veículo”, explicou Sampaio.
“Há casos de assaltos em que o Ciods recebe um código e pode até cortar o combustível do veículo roubado, caso o taxista não esteja dentro do carro”, acrescentou o oficial.

Com esse convênio, a PM estará à serviço de quem, de qual sociedade? Como se já não bastasse a falta de policiais, com um déficite de 9000 PMs e com os vários gabinetes militares servindo aos falsos poderes (exe..., leg...jud...), poderes estes que não representam a população alagoana, agora a polícia utilizará a Segurança Pública para fazer segurança privada; realmente é numa  privada que a população tá afundando com a desordem do

governo Téo Vilela (PSDB). Vindo do governador-fujão, não era de se esperar coisa melhor; governo de Alagoas, uma verdadeira privada!



Vídeo: Perseguição e tiroteio deixa um ferido e um preso no bairro do Prado

Fotos: Alagoas na Contra Mão

Dois homens armados roubaram um Fiesta preto placa (ORG-0305) na Rua Coronel Lima Rocha, no Pinheiro, em Maceió, na tarde de terça-feira (10/ago/2013), por volta das 16h. Apesar de conseguir fugir do local, a dupla e outro comparsa foram interceptados pela polícia no bairro do Prado, mas antes houve perseguição, um atropelamento e troca de tiros.
A PM foi acionada logo após o assalto e conseguiu localizar o veículo no Prado no final da tarde. A perseguição se iniciou na rua Agnelo Barbosa, passou pela praça do Pirulito e seguiu pela rua Xavier de Brito. No cruzamento da Xavier de Brito com a Rua Caramurus, um motociclista foi atropelado. O Fiesta foi interceptado por duas viatura do 1º Batalhão da Polícia Militar no cruzamento da Xavier de Brito com a rua Manaus.
No local, os assaltantes chegaram a trocar tiros com a polícia e um deles ficou ferido. Na sequência, dois deles foram presos e um terceiro conseguiu fugir com a arma na mão.
Alexandre Codá de Almeida, de 35 anos, foi baleado e conduzido ao Hospital Geral do Estado (HGE). Já Everton Pereira Rocha, de 33 anos, após fugir do local foi preso nas proximidades do bairro e levado direto para a Central de Flagrantes. O motociclista, que teve ferimentos leves, foi socorrido e encaminhado ao HGE.
Confira o vídeo exclusivo do Alagoas na Contra Mão:

Alexandre Codá de Almeida, de 35 anos, baleado

Everton Pereira Rocha, de 33 anos (acusado)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Policial acusado de assassinato já recebeu prêmio do governo de Alagoas

Policial Carlos Weber Freire (à esquerda), delegado Rubem Natário (à direita)/Foto: Aqui Acontece

O policial civil preso durante uma operação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), Carlos Welber, acusado de ter assassinado a jovem Roberta Dias em abril de 2012, já foi premiado pelo Governo de Alagoas com o Troféu Alferes Tiradentes dezesseis dias após supostamente ter cometido o crime. Ele e o delegado Rubem Natário também são acusados de tráfico de drogas dentro da delegacia Regional de Penedo.

Welber recebeu o troféu das mãos do delegado Rubem Natário, titular da delegacia de Penedo, local apontado nas investigações como uma boca de fumo. O tráfico era comandado pelo próprio delegado e pelo agente policial.

De acordo com o delegado Cícero Lima, coordenador da delegacia de Homicídios da Capital, designado para compor a comissão de investigação sobre o desaparecimento e morte da jovem Roberta Dias, o delegado Rubem Natário dificultava as investigações sobre o caso e enganava a família da vítima com informações desencontradas ou inverídicas.

Durante coletiva realizada na última sexta-feira (06/ago/2013)), a delegada Ana Luiza Nogueira, diretora da Deic, a sogra de Roberta Dias pagou R$ 30 mil para que o policial executassem a jovem, por não concordar com a gravidez dela.

Durante meses, Welber e o delegado Rubem Natário estiveram à frente das investigações do desaparecimento da jovem, sendo uma das principais fontes de informação sobre o andamento do caso.

Após um ano sem avanços na elucidação do crime, e com a pressão popular e até da desembargadora Elizabeth Carvalho, em sessão ordinária no Tribunal de Justiça, a direção-geral da Polícia Civil decidiu passar a investigação para a Deic, que descobriu o envolvimento do policial no homicídio.

Troféu Alferes Tiradentes

O Troféu é entregue à agentes de segurança pública como forma de reconhecer o trabalho realizado no combate à criminalidade em cada estado.

Alferes Tiradentes é o patrono das forças policiais no Brasil.

Fonte: Melhor Notícia

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Delegado transforma delegacia em 'boca de fumo' e não é preso

Delegado Rubens Natário
A impressionante história do delegado que transformou a delegacia onde trabalhava em uma boca de fumo, do secretário de Comunicação preso por integrar uma quadrilha e de uma mulher acusada de tramar a morte da nora, por ela estar grávida, foi contada pela Polícia Civil de Alagoas. 
E o desfecho foi ainda mais surpreendente: o delegado Rubem Natário- que atuava em Penedo- não foi preso acusado por tráfico nem afastado das funções, mas transferido para outra delegacia.
Na versão dos delegados Ana Luiza Nogueira, Cícero Lima e Nilson Alcântara, Natário teria atrapalhado as investigações para a emboscada, sequestro e assassinato da estudante Roberta Dias- de Penedo- que estava grávida e sumiu. 
Segundo a equipe, uma mulher identificada como Meirijane- a avó da criança de Roberta- contratou três pessoas para “sumir” com Roberta - todos são policiais civis: Cledson Oliveira da Silva, 33 anos; Carlos Weber Freire Cardoso, 34 anos e Carlos Braulio Idalino Lopes, 38. Mas, os policiais são envolvidos com crimes na região de Penedo- incluindo tráfico.
O Secretário de Comunicação da cidade de Penedo, Rafael Medeiros França, também é acusado de integrar a quadrilha. Ele foi preso além de: Jamiel Moreira, 38 anos; Rita de Cássia Soares Carvalho, 40; Lucas Rafael Soares; Maria de Fátima Santos, 38; Ubiratan Ferreira Batista, 23; José Medeiros Vasconcelos, 37; Luís Robério da Silva, 47; e Rafael Medeiros França, além de um menor.

O delegado Rubens Natário entra na história porque tocou as investigações sobre a morte de Roberta. Mas, o caso nunca foi solucionado. Os policiais civis acusados o crime ainda são acusados de executar dois jovens identificados apenas como Daniel, morto por engando e Sérgio Bento
Roberta foi morta porque Meirijane se recusava a abortar a criança.
Mesmo assim, os delegados não conseguiram explicar porque o delegado Natário foi apenas transferido de regional. Ele permanece trabalhando, até a conclusão das investigações.
Fonte: Repórter Alagoas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jornalista Ricardo Mota é processado pelo juiz Gustavo Lima

O competente e combativo Jornalista Ricardo Mota, foi condenado por "difamação", pela juíza Adriana Carla Feitosa Martins, do 9º juizado Cível, num processo movido pelo juiz Gustavo Souza Lima.

Na decisão, a magistrada determinou uma pena alternativa. O competente e combativo Jornalista Ricardo Mota, que não se compara nem de longe à muitos magistrais alagoanos, deve prestar serviços comunitários por duas horas a cada semana por quatro meses. 

A condenação seria por causa de uma publicação feita em maio de 2012, no blog do jornalista. Na publicação, Ricardo Mota revela que o juiz Gustavo Lima, encaminhou ofício à Secretaria de Defesa Social pedindo o aumento de combustível para o carro que se encontra em sua disposição, pelo fato de que ele possui “uma propriedade no Estado de Pernambuco, motivo pelo qual também se faz necessário o meu deslocamento com frequência àquele lugar”. Atua - como juiz – em Maceió e Marechal Deodoro, lembra Gustavo Lima.

Se há alguém que precisa de mais combustível para ir "trabalhar", esse cara sou eu!


Leia abaixo o ofício encaminhado pelo juiz:


Confira o que escreveu o Jornalista Ricardo Mota sobre o caso:

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Prefeito de Jacuípe nomeia toda família para trabalhar na prefeitura

Manoel Marques (PSD), prefeito de Jacuípe
A pequenina e pobre cidade de Jacuípe, localizada no Litoral Norte de Alagoas, bem que poderia ser investigada na apuração se há prática do nepotismo, já que a maioria dos ocupantes de cargos comissionados da administração do prefeito Manoel Marques (PSD), conhecido como Manoelzinho estão na folha de pagamento da prefeitura. 

O assunto vem à tona depois que o promotor de Justiça, Sérgio Eduardo Simões anunciou, que não vai permitir que os prefeitos e secretários "amorceguem" parentes na folha de pagamento, ou seja, concentrem em uma família os parcos recursos públicos do município.

Segundo o promotor Sérgio Eduardo, a justiça não pode fazer nada já que maioria dos nomeados nos cargos são linha direta do prefeito, ou seja, esposa, irmão, ou filho podem ocupar os cargos de confiança, ou seja, é legal, mas para a opinião púbica é imoral. Um debate sobre moralização do serviço público, que tem a frente o Ministério Público, que tem realizado um trabalho tão importante para preservar a igualdade de todos, dentro do princípio da isonomia.

A relação de familiares do prefeito de Jacuípe, "amorcegados" na folha de pagamento começa com filha do prefeito Natália Marques que assumiu a importante secretaria de Finanças. Já a secretária de educação, Ediana Marques é esposa do presidente da Câmara de Vereadores, irmão do prefeito também teve seu emprego garantido.

Mas não para por ai o abuso. A esposa do prefeito Caetana Marques não poderia fica de fora da folha de pagamento da pobre cidade e foi colocada como secretária de Assistência Social. Para garantir que toda clã Marques tenha uma boa renda mensal a secretária de Eventos é a filha do prefeito Nerivalda Marques e para fechar a relação o secretário de transportes, Aldaberto Emiliano não poderia ser outro a ser genro do prefeito.

Fonte: 7 Segundos