quarta-feira, 26 de junho de 2013

Carro oficial é roubado faltando um dia para aniversário do Brasil Mais Seguro

Em Alagoas acontece de tudo mesmo. O carro oficial do governo do Estado é roubado e nem a polícia consegue encontrar. Esse governador Téo Vilela é um desmoralizado mesmo, só não é pior que o ex-governador Divaldo Suruagy!

Às vésperas do programa federal Brasil Mais (in)Seguro completar um ano, um veículo oficial do governo de Alagoas foi tomado em assalto por bandidos armados na terça-feira (25/junho/2013), na Jatiúca, em Maceió. Um servidor público ficou sob a mira de revólveres e, além do carro, teve a carteira, celular e dinheiro levados pelos criminosos. O carro pertence ao gabinete do governador Teôtonio Vilela Filho (PSDB).

O curioso é que, ao contrário do que acontece com as demais vítimas de violência no estado, o nome do condutor não foi divulgado no relatório do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), órgão ligado à Secretaria de Estado da Defesa Social. A Gazetaweb apurou, no entanto, que o nome do servidor público é Eduardo e o veículo roubado é a Amarok de cor prata e placa OHB-2744.

De acordo com o chefe de gabinete da assessoria Executiva do governador, Leonan Quirino, o motorista relatou que os bandidos concluíram a ação em menos de um minuto. Em depoimento, segundo Quirino, o motorista informou que o grupo estava armado e o veículo que eles se encontravam estacionou na frente da caminhonete.

"Graças a Deus tudo acabou bem. Restou o prejuízo material. A informação de que o secretário Executivo do Gabinete do Governador Hebert Mota estava no veículo não procede. No momento, estava apenas o motorista. Tudo foi relatado oficialmente para as autoridades", informou Quirino.

Até o início da tarde de quarta-feira (26/junho/2013), o veículo não foi recuperado.No relatório diário apresentado pelo Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), foram registrados quatro casos de veículos tomados em assalto, em espaço de tempo de apenas três horas. Em todos os casos, a polícia realizou rondas e apenas um suspeito, menor de idade, foi localizado.

O crescimento no número de carros tomados em assaltos no estado Alagoas acontece no momento em que o governo do Estado celebra os números do Plano de Segurança Brasil Mais Seguro, quem Ama Alagoas Constrói a Paz. Enquanto a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) alerta que nos últimos 12 meses houve crescimento superior a 15% na mortes de jovens, o governo rebate assegurando que há redução de 10% e que as críticas se dão por oportunismo político.

Fonte: Gazeta Web

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mais de 90 jovens são assassinados por mês em Alagoas

Foto: Beatriz Nunes/Ascom OAB
Cerca de 94 jovens, de 0 a 24 anos, foram assassinados a cada mês em Alagoas desde janeiro de 2012, os dados alarmantes foram apresentados na manhã desta terça-feira (25/junho/2013) pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas. 
Os índices foram apontados pelo presidente da comissão Daniel Nunes Pereira, que disse ter encontrado dificuldade para compilar os dados, uma vez que alguns crimes constam no Ciods, mas não constam Poal. Pereira disse que pretende enviar um documento à Secretaria de Defesa Social para pedir esclarecimento sobre a discrepância entre os dados.
Ainda segundo a OAB/AL, de janeiro a dezembro de 2012 foram registrados 1.089 assassinatos de jovens, sendo 948 por arma de fogo, 89 por arma branca, 34 por espancamento, oito com pedradas, oito em putrefação e dois não informados.
O relatório ainda aponta as cidades mais violentas do Estado: Maceió (464) e interior (622). Com relação a gênero, foram compilados 1.024 assassinatos de homens e 58 de mulheres.
Entre os bairros mais violentos constam Tabuleiro (74), Jacintinho (52), Benedito Bentes (51), Vergel (48), Cidade Universitária (39) e Trapiche (37). Já entre os municípios as cidades estão ranqueadas como Maceió (464), Arapiraca (79), Rio Largo (47), Marechal Deodoro (34) e Coruripe (20).
O presidente da CDH destacou que nos primeiros cinco meses deste ano foram registrados 524 homicídios, um incremento se considerar o mesmo período no ano passado, quando foram relatados 478 crimes contra jovens.
Daniel Pereira questionou a falta de políticas públicas eficientes em favor dos jovens e disse que o “lazer da juventude alagoana é a cachaça”. O advogado ainda questionou a atuação da polícia judiciária, que estaria sobrecarregada, comprometendo a correta apuração desses crimes.
Os dados apresentados pela OAB ocorreram às vésperas do Plano Brasil Mais Seguro completar um ano. Na manhã de hoje, o secretário de Defesa Social, Dário César, disse que desde a implementação do plano foi registra uma redução de 10% de crimes em Alagoas, chegando a quase 20% em Maceió. Na próxima quinta, o ministro Eduardo Cardozo virá a Alagoas para a repactuação do plano.
Na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE) o governo público a prorrogação de emergência na área de segurança pública pelo prazo de 180 dias.
Fonte: Alagoas 24 horas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Thiago Lampião, filho de Cyro da Vera Cruz é PRESO. Confira o histórico familiar de crimes

Thiago da Vera Cruz, o 'Thiago Lampião' / Foto: Tribuna Hoje
Uma operação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público, deteve Thiago Alexandre da Vera Cruz, de 31 anos, também conhecido como ‘Thiago Lampião’, filho do ex-prefeito do município alagoano de Campo Grande, Cyro da Vera Cruz, que também já ocupou um cargo de secretário de Finanças em Satuba. A ação ocorreu no início da tarde de quinta-feira (13/06/2013). Thiago estava foragido de Alagoas desde 2006. Ele foi julgado em 2010 e condenado a 26 anos de prisão.
‘Thiago Lampião’ foi detido no momento em que chegava na casa do seu pai, na Avenida Menino Marcelo, a Via Expressa, no bairro da Serraria. Ele é acusado de duplo homicídio e está sendo investigada sua participação em outros quatro assassinatos. O duplo homicídio aconteceu no ano de 2002, em um bar no Eustáquio Gomes, depois de uma discussão entre o suspeito e Milton Muniz e Genaldo Ferreira.
No momento da abordagem, o filho do ex-prefeito estava com carteira de identidade, título de eleitor e carteira nacional de habilitação (CNH) falsificados, utilizando o nome de Thiago Eduardo de Melo Costa. Segundo o Gecoc, durante o tempo em que esteve foragido Thiago passou pelos estados da Bahia, Maranhão e Pernambuco. Atualmente, vivia em Recife (PE) com o nome falso que estava usando no momento da abordagem.
De acordo com o Gecoc, Thiago da Vera Cruz já vinha sendo monitorado pela polícia há um mês e meio. Ainda de acordo com agentes do Gecoc, Thiago chegou a ser visto pelos policiais há pouco tempo, porém na ocasião ele se encontrava com sua esposa, que está gestante, e decidiram por não fazer a abordagem.
Thiago se diz inocente das acusações interpostas contra ele. Ele será ouvido pelo Gecoc no Ministério Público e depois será autuado por falsidade ideológica.
Confira o péssimo histórico da família Vera Cruz

Link 1: http://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2009/10/presente-poderoso-cyro-da-vera-cruz.html

Link 2: http://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2009/10/filho-do-presidente-do-ideral-e.html

Link 3: http://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2009/10/braco-direito-de-albuquerque-usou.html

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Qual a semelhança entre o TRT/AL e uma tartaruga? Resposta, em 118 dias!

Para não deixar o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) sozinho no quesito incompetência, o Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL) caminha como um cágado para resolver processos trabalhistas, é o pior do Brasil em execução.

O Ministro corregedor geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, está em Maceió para realizar uma vistoria nos serviços prestados pelo TRT/AL. Em entrevista coletiva à imprensa concedia na tarde de segunda-feira (10/06/2013) foi apresentado um breve parecer da situação encontrada.

Gandra destacou que a vistoria objetiva dar maior celeridade às atividades do TRT em nosso estado. O ministro elogiou o número de conciliações em Alagoas, mas apontou, como entrave, o tempo que os processos levam para ser findados.

"O Tribunal de Alagoas é fantástico sobre o prisma de conciliação, mas por outro lado, no momento em que ele julga, parte da execução é sofrível. Um processo de pequena causa trabalhista, na lei, deve levar cerca de 45 dias. Hoje, em Alagoas, este processo está levando 118 dias", destacou.
Ainda se referindo à morosidade dos serviços, o ministro reforçou que o problema não é falta de pessoal. “É preciso encontrar uma solução para que os serviços sejam mais ágeis”, pontuou Ives Gandra.

O ministro fez questão de destacar que ainda seriam feitas outras vistorias até sexta-feira (14/06/2013), quando entregará um relatório mais aprofundado sobre a situação real do TRT de Alagoas.

Tartaruga é encontrada morta na praia do Sobral

Foto: Alagoas na Contra Mão
Por volta das 15h de segunda-feira (10/06/2013), uma tartaruga foi encontrada morta na Praia do Sobral, em frente ao Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SINDJORNAL), bairro do Prado.

Pelo início do estado de putrefação, a tartaruga já estaría no local a aproximadamente 7h.

A mais de 1 ano as mortes de tartarugas no litoral alagoano vem aumentando e se destacando na imprensa local. Até agora, nem o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) nem o Ibama se pronunciaram sobre os casos.




Rio Largo: Prefeitura tem que demitir contratados, diz TJ

A prefeitura de Rio Largo, município que fica à 28 km de Maceió, terá que exonerá todos as pessoas contratadas sem concurso público e os que integram cargos em comissão sem lei prévia ou que exerçam função de chefia, direção e assessoramento.

Além disso, a prefeitura terá de cortar gastos de pessoal no limite de 54% de sua receita corrente líquida, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão é do Desembargador Klever Loureiro, que acatou a decisão da Ação Civil Pública movida pelo Judiciário da cidade.

A prefeitura recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), mas o desembargador negou o pedido de suspensão da decisão (chamada antecipação de tutela) por entender que os advogados do executivo não anexaram documentos exigidos pelo magistrado.

Em Rio Largo, o prefeito Toninho Lins, foi afastado do cargo por ordem judicial, mas ainda recebe salário. A vice, Maria Elisa, assumiu a função e também reponde a ações na justiça.

Fonte: Repórter Alagoas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prefeitos de Tanque D'arca e Piaçabuçu são detidos em Operação da PF


A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) apresentaram detalhes da operação batizada de 'Cabipe' em entrevista coletiva na manhã de terça-feira (04/junho/2013), na sede do órgão no bairro de Jaraguá, em Maceió. 

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal (PF), somente neste momento estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, 34 mandados coercitivos para ao menos 26 funcionários públicos que estão ligados a um roubo de mais de R$ 5 milhões de recursos do Fundo da Educação, o Fundeb. Os prefeitos das cidades de Piaçabuçu, região Sul de Alagoas, e Tanque D'arca, situada no Agreste Alagoano, estão envolvidos no esquema.

O inquérito que havia sido instaurado em 2010, pela PF, e que tomou força em meados de 2012, resultou na descoberta de fraudes envolvendo empresas em licitações direcionadas a cobrir despesas na educação nas cidades. Foram encontradas notas fiscais frias em contratos, aquisição de materiais superfaturados, compra irregular de combustíveis, merenda escolar e ainda segundo a PF, as descobertas só tendem a aumentar.


Segundo o Delegado Jorge Ferreira, os envolvidos no esquema criminoso serão indiciados pelos crimes de fraude em licitação, desvios de recursos públicos, falsidade de documentos e formação de quadrilha. 
O prefeito de Tanque D'arca, Roney Tadeu Valença Silva (PMDB), e o vice Valdemir Bezerra Lima foram afastados da prefeitura da cidade. Com a decisão, os dois gestores estão proibidos de se aproximarem da prefeitura para não atrapalharem as investigações. A partir de quarta-feira (05/06/2013), o presidente da câmara deve assumir a prefeitura do município.
Já na região Sul do Estado, na cidade de Piaçabuçu, o prefeito reeleito Dalmo Moreira Santana Júnior (PSB), também foi afastado de suas atividades por também estar envolvido no esquema de licitação de recursos da educação.
Os ratos gestores prestaram depoimento na PF mas infelizmente não ficaram onde deveriam, na cadeia. O período analisado envolve a gestão que iniciou no ano de 2008 e terminou em 2012. Os envolvidos estão sendo chamados de grupo especializado em desvio de recursos públicos.
Ainda de acordo com a PF, a medida de afastamento foi tomada pelo desembargador e somente ele pode reverter a decisão.