sexta-feira, 5 de abril de 2013

Corrupção: Juiz acusado de banditismo será “julgado” pelo TJ/AL

Juiz Galdino José Amorim
O Tribunal de Justiça de Alagoas decide, na próxima terça-feira (09/abril/2013), o destino do Juiz Galdino José Amorim Vasconcelos, da Comarca de Pão de Açúcar. Ele está “afastado” desde de 2012, quando o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ivan Vasconcelos Brito Júnior, concluiu que Galdino favoreceu juridicamente o prefeito de Palestina, Júnior Alcântara.


Segundo o corregedor eleitoral, o juiz e o prefeito tomavam uísque na beira da piscina e o magistrado recebeu R$ 50 mil de uma coligação para liberar o veículo apreendido em corrupção eleitoral. Ainda de acordo com a sentença, que teve investigações levadas adiante pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GECOC), há informações que o magistrado teria recebido mais R$ 150 mil para extinguir uma ação de impugnação de mandato eletivo, que pode cassar o mandato de um político da região.

“Todos na cidade falam de forma escancarada que, mesmo diante de vários desmandos administrativos e
inúmeras ações  em face do município, nada de mau poderá acontecer ao atual prefeito municipal, Júnior Alcântara, uma vez que o Dr Galdino engavetava todas as ações”, detectou o GECOC.

O prefeito Júnior Alcântara cerca o Dr Galdino de todas as regalias possíveis, tais como financiamento de festas de confraternização do Fórum, a cessão de uma assessora de nome Ana Beatriz (ex-namorada do prefeito Júnior Alcântara), a concessão de uma quota de abastecimento no mesmo posto de combustível em que a frota do município é abastecida (Posto El Shaday)

Comenta-se que o Dr Galdino tinha exigido uma caminhonete do prefeito de Palestina, e que tal fato teria sido relatado por um primo do prefeito Júnior Alcântara em um bar no município de Pão de Açúcar”, avaliou o grupo, ligado ao Ministério Público Estadual.

Fonte: Repórter Alagoas

Bagunça generalizada: TJ de Alagoas é o 2º pior do Brasil, diz CNJ

Em meio a denúncias de propina a decisões polêmicas, beneficiando ex-prefeitos acusados de corrupção, o Tribunal de Justiça de Alagoas teve a segunda pior média do país na quantidade de novos processos recebidos pelos tribunais comparado ao número de processos julgados na maioria dos órgãos do Poder Judiciário. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A meta "Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos em 2012"- para reduzir o estoque de processos em tramitação no País (em média 60 milhões)- foi acordada no Encontro Nacional ocorrido em novembro de 2011, em Porto Alegre (RS).

Mas, de acordo com o CNJ, o TJ de Alagoas só alcançou 66,88% desta meta. No Brasil, o tribunal só perde para o da Bahia (66,73%); pela segunda vez, o TJ de Alagoas ficou entre os piores do Brasil, suas decisões revelam o que é o judiciário alagoano.

O melhor desempenho do Brasil é do TJ de Sergipe: 125,55%.

A "Meta 1 de 2012"- como é chamada- obteve uma média bem abaixo do esperado nos tribunais do País: apenas 27% deles cumpriram. 72%- entre eles o TJ alagoano- não atingiram o percentual.

Confira matéria do dia 07 de janeiro de 2011
CNJ: Tribunal de Justiça de Alagoas é o PIOR do Brasilhttp://alagoasnacontramao.blogspot.com.br/2013/01/tribunal-de-justica-de-alagoas-e-o-pior.html 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dois Riachos: Prefeita é acusada de privilegiar famílias

A prefeita de Dois Riachos, Rosineide Camilo (PSDB) é acusada por um grupo de vereadores do município de privilegiar algumas famílias na distribuição de água por carro-pipa. Dois Riachos é mais uma das cidades do interior de Alagoas onde a estiagem prolongada castiga a população.

Segundo a denúncia, o carro-pipa cedido ao município é dirigido pelos próprios vereadores que formam à bancada de apoio a prefeita na Câmara Municipal.

"E a água só é distribuída no reduto eleitoral deles, o carro-pipa não tem sido usado de forma coletiva, para atender toda a população", reclama o vereador Rosivan Rodrigues (PTB), um dos que denunciam a prefeita pelo favorecimento. "Também há rumores de que a doação de farelo para o gado, feita pelo governo do Estado, também foi desviada na região", alerta o parlamentar.

Mas não é só a suspeita de uso indevido do carro-pipa que mexe com a classe política de Dois Riachos, distante 245 km de Maceió. A atual administração também é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual, que instaurou um procedimento administrativo para apurar as denúncias de fraude, improbidade e enriquecimento ilícito contra a prefeita Rozineide Camilo, o marido dela, Antônio Camilo e secretários. Um fato curioso: o sobrenome Camilo está presente no comando das secretarias de Finanças, Saúde, Educação e Agricultura.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Fracasso: Mês de Março termina com 207 assassinatos em Alagoas


O Governo de Teotônio Vilela Filho (PSDB) é um fracasso generalizado. Como se não bastasse a desordem e o descaso em todo o Estado, na (in)segurança pública o número de assassinatos registrados em Alagoas no mês de março deste ano é o maior desde fevereiro de 2012, quando o estado ainda não contava com ações do programa federal Brasil Mais (in)Seguro. 

Conforme números apresentados na Assembleia Legislativa, na sessão ordinária de terça-feira (02/março/2013), aconteceram 207 homicídios durante o mês, o que motivou deputados a cobrarem ações mais enérgicas do governo do estado.

No relatório emitido mensalmente pela Secretaria de Defesa Social ainda não constam os números do mês de março. A assessoria de comunicação da secretaria informou que tem até o dia 15 para publicar os dados. De acordo com o balanço publicado, aconteceram 196 assassinatos no mês de janeiro e 166 durante o mês de fevereiro. As estatísticas revelam que só no primeiro trimestre deste ano, foram mortos 569 pessoas. 

Março foi o primeiro mês, desde a implantação do programa Brasil Mais Seguro, em 27 de junho do ano passado, que o número de assassinatos passou de 200 em um único mês. Desde o início do programa, o estado vem encontrando dificuldades para reduzir o número de homicídios no estado.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, admitiu à imprensa que existem falhas na execução do programa e que elas estão sendo corrigidas para que os números voltem a cair.

O melhor resultado obtido pelo governo aconteceu no meses de julho (durante o início da implantação do programa federal) e em setembro. Nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, houve crescimento do número de mortes, com leve redução em fevereiro, e nova alta em março.

Homicídios em 2012

Janeiro: 188
Fevereiro: 222
Março: 203 
Abril: 197 
Maio: 185 
Junho: 188 
Julho: 162 
Agosto: 163 
Setembro: 162 
Outubro: 172 
Novembro: 154 
Dezembro: 190 

Homicídios em 2013

Janeiro: 196 
Fevereiro: 166
Março: 207

ALE discute violência em Alagoas

Depois de anunciar o número de assassinatos relativos ao mês de março de 2013, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) falou que o programa Brasil Mais Seguro não está cumprindo a meta de reduzir os homicídios e que ajustes são necessários.

O aumento da violência em Alagoas voltou a ser discutido no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) durante a sessão de terça-feira (02/03/2013). Os parlamentares associaram o crescimento no número de homicídios à impunidade e cobraram ações por parte do governo do Estado.

“Em Maceió, os assassinatos ocorrem principalmente em bairros periféricos, como Benedito Bentes, Cidade Universitária, Vergel do Lago e Jacintinho. É preciso investir em esporte e lazer para os jovens”, afirmou o parlamentar, ao cobrar políticas públicas por parte do governo do Estado.

Já o deputado João Beltrão (PRTB) citou o assassinato de um policial militar em Coruripe para criticar a falta de ação da polícia. “Todo mundo sabe quem matou, a polícia sabe quem matou e os criminosos estão escondidos no mangue e ninguém pega”, disse Beltrão.

O deputado Ricardo Nezinho (PMDB) lamentou o assassinato do servidor público José Marcolino Júnior, ocorrido no final da manhã de segunda-feira (01/03/2013), no estacionamento do Centro Administrativo de Arapiraca. “É impressionante a ousadia dos criminosos, que antes do meio-dia entraram no estacionamento da Prefeitura e balearam o José Marcolino”, falou o parlamentar, que conhecia a vítima.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Estado de Alagoas tem mais comissionados que o Rio Grande do Sul


Alagoas é o segundo menor Estado do Brasil. Mas, isso não impede que a quantidade de pessoas contratadas, sem concurso publico, seja tão grande que causa susto- quando comparada a outros estados.
O Governo alagoano tem, exatos, 2.553 comissionados. Os dados foram publicados no Estadão deste domingo. A pesquisa foi baseada em números do IBGE, sobre a estrutura burocrática brasileira. 
Alagoas tem mais gente sem concurso que o Rio Grande do Sul (2.356). Ou mesmo Santa Catarina (1.596). O Governo de Alagoas tem mais comissionados na máquina que o Rio Grande do Norte (1.220) e o Ceará (750)- o menor entre todos na federação. 
Alagoas tem 3,4 mais pessoas na máquina pública, sem concurso, que o Ceará. 
Veja lista completa
  1. Goiás- 10.175
  2. BA- 9.240
  3. RJ- 8.781
  4. SP- 7.747
  5. DF- 6.961
  6. PB- 5.434
  7. MG- 4.453
  8. RR- 4.400
  9. PR- 3.966
  10. AM- 3.953
  11. MA- 3.913
  12. RO- 3.527
  13. MT- 3.474
  14. PE- 3.390
  15. ES- 3.248
  16. PA- 2.964
  17. SE- 2.851
  18. AL- 2.533
  19. RS- 2.356
  20. PI- 2.005
  21. MS- 1.906
  22. AP- 1.752
  23. SC- 1.596
  24. AC- 1.571
  25. TO- 1.383
  26. RN- 1.220
  27. CE- 750